DÚVIDAS

Vende-se ou vendem-se? II

«Aqui vende-se parafusos» ou «aqui vendem-se parafusos»? O sujeito é indeterminado, os parafusos não se vendem a si próprios.

Resposta

Este é um tema já respondido nas Respostas Anteriores.

Consideremos as frases apresentadas:

a) Aqui vende-se parafusos.

b) Aqui vendem-se parafusos.

c) Aqui está-se bem.

A frase considerada mais correcta é a b). O se é palavra apassivante, porque apassiva o verbo: vendem-se é equivalente a são vendidos. Isto é, a voz passiva pode-se formar com o verbo ser e com a palavra apassivante ou apassivadora se.

Quanto à frase a), há quem a admita, considerando o se indeterminante do sujeito. Isto é, há um alguém (se) que vende os parafusos mas que não se menciona, não se determina. Fica, pois, indeterminado.

Há, porém, uma diferença entre a frase a) e a frase c): a frase a) tem complemento directo - parafusos. A frase c) não tem complemento directo.
   Esta particularidade faz com que não possamos dizer a frase c) doutra maneira, mas que possamos dizer a frase a) doutro modo - como vemos em b).

Considerando as frases a) e b), há gramáticos, e dos bons, que apenas aceitam a frase b) e repudiam fortemente a frase a).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa