Qual a frase correta: «Apesar de o dia estar lindo, não sairia de casa.» ou «Apesar do dia estar lindo, não sairia de casa.»?
Neste caso, a frase correta é aquela em que não tem lugar a contração da preposição com o artigo, ou seja, «Apesar de o dia estar lindo, não sairia de casa.» Nesta frase, a contração da preposição com o artigo, na forma «apesar do», não deve ocorrer porque esta locução combina-se com uma forma verbal infinita («apesar de o dia estar lindo»). Em situações desta natureza, a regra é a seguinte: locuções como por exemplo «apesar de» «o facto de» ou «antes de» nunca devem contrair com o artigo se acompanharem um verbo no infinitivo. Deveremos assim dizer: «O facto de o sal estar quente obriga-nos a ter cuidado.» ou «Antes de o João chegar, vou às compras.»
Todavia, nas situações em que locuções como as que assinalámos acompanham apenas um nome, a contração já deve ter lugar. Assim, será correto dizer «Apesar do calor, não sairia de casa.» ou «Antes do final do dia, vou à praia.»
Apontamento da professora Carla Marques emitido no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 16 de abril de 2023, cujo áudio fica disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Apesar de]
Apontamento incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 16 de abril de 2023.