Notícia do semanário Expresso de 16 de Maio de 2009, a propósito da petição contra o Acordo Ortográfico, em discussão no parlamento português.
Notícia do semanário Expresso de 16 de Maio de 2009, a propósito da petição contra o Acordo Ortográfico, em discussão no parlamento português.
Artigo do nosso consultor D'Silvas Filho, inserido na sua página pessoal na Internet, onde volta a insistir na urgência de Portugal publicar também o seu Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa devidamente actualizado — condição "sine qua non" para a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, de forma "rigorosa e não oportunista".
Constou que o Governo quer que o novo Acordo Ortográfico (AO 1990) entre em vigor rapidamente para Portugal, e que será marcada uma data em Junho deste ano.
Artigo crítico de Maria Regina Rocha, publicado no Diário do Alentejo de 3 de Abril de 2009.
Como consequência do recente Acordo Ortográfico, a Academia Brasileira de Letras acaba de lançar o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que contém cerc...
Volume, atualizado com as novas regras, terá quase 350 mil palavras; Brasil vai propor uma reunião dos oito países signatários do acordo, um trabalho de Alexandre Gonçalves para o Estadão.
A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), já atualizado com as novas regras do acordo ortográfico, será lançada no próximo dia 19. O volume trará 349 737 palavras com suas respectivas classificações gramaticais, mas sem as definições típicas de dicionários.
Brasil — Portugal: dois países, dois ritmos de activação do Acordo: um trabalho de Nuno Amaral para o Público.
Críticas à iniciativa da Academia Brasileira de Letras no lançamento do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, já com a nova grafia do Acordo Ortográfico, insertas nesta notícia da Folha de São Paulo, de 22 de Março de 2009.
A partir de 19 de Março de 2009, encontra-se nas livrarias do Brasil, um monumental Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP PB), publicado pela Academia Brasileira de Letras (ABL). Este Vocabulário tem 349 737 vocá...
O presidente do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa dá agora o alerta para a ausência de um vocabulário comum — uma notícia da Lusa.
«Ainda não foi elaborado o vocabulário — uma listagem das palavras da língua portuguesa — e não pode haver um Acordo sem esse vocabulário, no qual entram as contribuições de Portugal mas também dos outros países de língua portuguesa», afirmou Artur Anselmo, alertando que «esse processo é demorado».
Entrevista com Evanildo Bechara à jornalista Içara Bahia do vespertino A Tarde de 13 de Março de 2009, sobre o Acordo Ortográfico entrado em vigor no seu país desde o início de 2009. E onde o reputado gramático e filólogo brasileiro fala também do VOLP lançado, sob sua coordenação, pela Academia de Letras do Brasil, obra que, com mais de 360 mil entradas, faz o levantamento completo de todas as palavras da língua portuguesa, já nos moldes da nova grafia do português.
Crónica de Clara Ferreira Alves, na revista Única do semanário Expresso de 7 de Março de 2009, sobre o português no Brasil e em Portugal – e porque é a favor do Acordo Ortográfico.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações