Academia das Ciências de Lisboa prepara novo dicionário e estudo «para aperfeiçoamento do AO 1990» - Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Artigo
Academia das Ciências de Lisboa prepara novo dicionário e estudo «para aperfeiçoamento do AO 1990»
Academia das Ciências de Lisboa prepara novo dicionário e estudo «para aperfeiçoamento do AO 1990»

Num comunicado com a data de 23/11/2016, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) declara estar «empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990», no contexto dos trabalhos para a 2.ª edição do seu Dicionário do Português Contemporâneo .

 

COMUNICADO

Academia das Ciências empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990

Subsídios para o aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

No cumprimento do seu dever estatutário, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), por intermédio do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP), está empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990.

O Acordo Ortográfico de 1990 «é um problema científico e não político», afirma o Presidente da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, que gostaria de ver esta questão, definitivamente, resolvida. Ana Salgado, coordenadora do novo Dicionário da Academia, por sua vez, salienta a importância de um aperfeiçoamento para fixar a nomenclatura do Dicionário e do Vocabulário da Academia e reitera: «O Acordo Ortográfico, assinado em 1990, não estabelece uma ortografia única e inequívoca, deixando várias possibilidades de interpretação em muitos casos, o que tem provocado alguma instabilidade ortográfica.» Com o intuito de pôr fim à “instabilidade ortográfica”, a ACL apresentará um estudo que visa aperfeiçoar o novo Acordo Ortográfico e estabelecer novos critérios orientadores mais uniformes.

[Ler, ainda,  Subsídios para um Aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, da autoria de Ana Salgado, lexicógrafa e membro da secção de Filologia e Linguística da Classe de Letras da ACL].

Sobre o autor

Academia das Ciências de Lisboa é uma instituição científica portuguesa que, entre várias missões, tem as de incentivar a investigação científica, estimular o estudo da língua e literatura portuguesas e promover o estudo da história portuguesa e das suas relações com outros países. É o órgão consultivo do Governo em matéria linguística.