Num comunicado com a data de 23/11/2016, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) declara estar «empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990», no contexto dos trabalhos para a 2.ª edição do seu Dicionário do Português Contemporâneo .
COMUNICADO
Academia das Ciências empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990
Subsídios para o aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
No cumprimento do seu dever estatutário, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL), por intermédio do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa (ILLLP), está empenhada no aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico de 1990.
O Acordo Ortográfico de 1990 «é um problema científico e não político», afirma o Presidente da Academia de Ciências de Lisboa, Artur Anselmo, que gostaria de ver esta questão, definitivamente, resolvida. Ana Salgado, coordenadora do novo Dicionário da Academia, por sua vez, salienta a importância de um aperfeiçoamento para fixar a nomenclatura do Dicionário e do Vocabulário da Academia e reitera: «O Acordo Ortográfico, assinado em 1990, não estabelece uma ortografia única e inequívoca, deixando várias possibilidades de interpretação em muitos casos, o que tem provocado alguma instabilidade ortográfica.» Com o intuito de pôr fim à “instabilidade ortográfica”, a ACL apresentará um estudo que visa aperfeiçoar o novo Acordo Ortográfico e estabelecer novos critérios orientadores mais uniformes.
[Ler, ainda, Subsídios para um Aperfeiçoamento do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, da autoria de Ana Salgado, lexicógrafa e membro da secção de Filologia e Linguística da Classe de Letras da ACL].
Cf. Parlamento rejeita desvinculação de Portugal do Acordo Ortográfico