Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Notícias
Questões relativas ao Acordo Ortográfico.
Imagem de destaque do artigo

O parlamento e o Governo de Portugal rejeitaram uma proposta de aperfeiçoamento do AO que a Academia das Ciências de Lisboa aprovara em 26/1/2017. Afastam, assim, a eventualidade de uma revisão do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AO) neste país fora do quadro multilateral do Instituto Internacional da Língua Portuguesa e das suas competências especificas, no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Vide, em baixo, algumas das notícias e tomadas de opinião sobre o assunto. (...)

[Incluem-se nestes registos, em baixo, os vídeos das duas primeiras audições, na Comissão de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto da Assembleia da República, da representação da Academia das Ciências de Lisboa, no dia 7 de fevereiro de 2017 (aqui), e do CELGA-ISCTE, no dia 22 de fevereiro de 2017 (aqui). Posteriores audições, no âmbito do Grupo de Trabalho de Avaliação do Impacto da Aplicação do Acordo Ortográfico, ficam disponíveis em espaço próprio, aqui.]

Grupo de Trabalho - Avaliação do Impacto da Aplicação do Acordo Ortográfico de 1990.

Imagem de destaque do artigo

Notícia do semanário Expresso de 1/12/2016 sobre as propostas anunciadas pela Academia das Ciências de Lisboa de alteração de algumas novas mais controversa estipuladas no texto-base do Acordo Ortográfico de 1990, em vigor em Portugal desde  – nomeadamente quanto às consoantes mudas. Título original: "Academia das Ciências de Lisboa quer fazer alterações ao Acordo Ortográfico  na ótica (o na óptica?) de um novo Dicionário".

Imagem de destaque do artigo

Peça emitida pela TV Globo – que se pode ver aqui –, sobre a entrada em vigor, em pleno, do Acordo Ortográfico, no Brasil, a partir do primeiro dia de 2016. Com a devida vénia, transcreve-se a seguir a síntese, em texto, que inclui algumas mudanças com as novas regras, com vozes favoráveis e críticas da sua aplicação. Título e subtítulos da responsabilidade do Ciberdúvidas.

Imagem de destaque do artigo

Entrevista dada por Marisa Mendonça, diretora-executiva do IILP, ao programa Fórum África (10/06/2015), da RTP África, a respeito do Vocabulário Ortográfico Comum, dos trabalhos com os vocabulários nacionais e da aplicação do Acordo Ortográfico.

Imagem de destaque do artigo
«Acordo ortográfico não está em causa em nenhum país da CPLP»
Por Lusa

Notícia da agência de notícias Lusa, de 26/05/2015, em despacho do seu correspondente Cidade da Praia (Cabo Verde), em que se alude, ainda, à introdução do português na Guiné Equatorial, assim como aos problemas de financiamento do organismo que, no âmbito da CPLP, tem estado a coordenar os trabalhos do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa.

 

 

Imagem de destaque do artigo

Apontamento publicado no "Jornal de Notícias" (5 de maio de 2015), no âmbito do trabalho assinado pelo jornalista Sérgio Almeida, dado à estampa pelo diário português, a propósito da celebração do Dia da Língua Portuguesa, instituído pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa ("Um dia para celebrar o Português").

Imagem de destaque do artigo

Nesta notícia, com origem em Luanda, revelam-se as condições de Angola para a adoção do Acordo Ortográfico, assim como sobre a elaboração do seu vocabulário nacional, de que era o único país integrado no IILP sem haver participado, ainda, nos trabalhos com vista ao Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. A despeito disso, e como também é referido nesta notícia, Angola tem contribuído financeiramente para ambos os empreendimentos.

 

 

Imagem de destaque do artigo

Trabalho publicado no jornal português i, em 2/06/2014, sobre o lançamento da plataforma que acolhe o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC), bem como os vocabulários ortográficos nacionais dos países que têm o português como língua oficial (CPLP). Nele incluído, transcreve-se igualmente (em baixo) uma curta entrevista com o diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa, Gilvan Müller de Oliveira. Manteve-se a antiga ortografia usada no original.

 

 

Por Lusa

Notícia da agência Lusa sobre a resposta do Supremo Tribunal Administrativo de Portugal à providência cautelar entregue por um grupo de cidadãos que pretendiam impedir a aplicação do Acordo Ortográfico nos exames nacionais dos ensinos básico e secundário.

 

 

Imagem de destaque do artigo

Comunicado final da IX Reunião Ordinária do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a qual se realizou na cidade da Praia, em Cabo verde, nos dias 12 e 13 de maio de 2014. Entre as conclusões e recomendações expressas, manifesta-se agrado pelo lançamento e publicação em linha da plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum [VOV], integrado pelos vocabulários ortográficos nacionais [VON] do Brasil, de Moçambique, de Portugal e de Timor-Leste.