Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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A TLEBS vai matar as nossas criancinhas. Não sabia? Vai penetrar naqueles encéfalos tenrinhos e secar-lhes os neurónios. Proteja os seus filhos. Caso contrário, ao fim de uma geração ninguém mais falará português em Portugal. Você foi avisado por Miguel Sousa Tavares, Eduardo Prado Coelho, Vasco Graça Moura, Helena Matos, ...

«Deixem-nos trabalhar»: o desabafo tem um autor bem conhecido, embora ele represente agora um papel diverso daquele que desempenhava quando invectivou as «forças de bloqueio». E suspeita-se que José Sócrates já esteve tentado a repetir a frase célebre, não fosse o copyright comprometedor. Não era previsível, porém, que outros poderes com competências mais exóticas acabassem por recuperá-la. É o caso – imagine-se! – dos linguistas que nos querem impingir à viva força uma tremenda sigla:...

A Nomenclatura Gramatical Portuguesa, de 1967, foi revogada pelo art. 10.º da Portaria n.º 1488/2004, de 24 de Dezembro, que aprova a TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário). Esta é expressamente confinada aos ensinos básico e secundário. Para a generalidade dos demais falantes lusitanos, deixou assim de haver nomenclatura gramatical de referência (cfr. art. 3 da Portaria n.º 22 664, de 28.4.67). Instalou-se o vazio!

      No “Telejornal” (RTP-1) de segunda-feira passada, na peça sobre a reeleição de Hugo Chávez, o recém-eleito presidente da Venezuela, «defende reformas ao nível da propriedade da terra e o controle da ind...

É lamentável que a doutoranda que assina a carta, “Piruetas argumentativas” publicada em 1 de Dezembro, apenas por ter podido ler uma opinião (fundamentada e, quer ela queira quer não, argumentada) diferente da dela, tenha resvalado, por deficiência de argumentos, para insultos que incluem expressões como “tretas”, “reacções paranóicas” e “manias da perseguição”. Neste caso nem se trata de piruetas argumentativas, porque não existe aqui vislumbre, sequer, do que significa argumentar.

«No meio do salão começaram a haver desacatos entre jovens (...)».  É uma das regras básicas no português: no sentido de existir, o verbo haver é utilizado sempre na 3.ª pessoa do singular, independentemente de se lhe seguir uma palavra no plural: «há desacatos»; «houve desacatos». Se estiver conjugado com um auxiliar, a regra mantém-se: «começou a haver desacatos»; «vai haver desacatos», etc. Portanto: «No meio do salão começou a haver desacatos entre jovens (...).»

      «É bom ver, é muito bom ver, quando vocês se divertem à sério, à séria, neste caso, e a sério. Divertiste-te, não foi, Mónica?»1 A expressão “à séria” é um modismo desnecessário, que foge ao português padrão. A locução a sério é a adequada: significa «seriamente, com ponderação, com gravidade, sem gracejos» ou «deveras, realmente, seguramente».

1 Catarina Furtado, no concurso "Dança Comigo", na RTP-1, a 2 de Dezembro de 2006.

Uma proposta para a educação


Está assente a convicção de que a qualidade média do ensino em Portugal é má ou medíocre. São muitos os indicadores, nacionais e internacionais, a fundamentar tal percepção. As taxas de insucesso e abandono precoce são altíssimas. As notas médias nacionais dos exames de várias disciplinas são negativas. As que não são negativas são sofríveis. Há centenas de escolas com médias negativas em quase todas as disciplinas. Os conhecimentos dos alunos que term...

Helena Soares, doutoranda em Linguística Portuguesa, enviou para o correio do “Público” uma carta que me é dirigida.

Pergunta-me onde podemos encontrar esse amplo movimento de opinião contra a TLEBS (Terminologia Linguística para os Ensinos Básicos e Superior). Diz que contou apenas meia dúzia de reacções. Vejo que sabe de línguas, mas não de números. Eu contei muito mais. Não sei se são altas autoridades que "têm cáte...

Não se compreendem as piruetas argumentativas de Helena Buescu. O que de tão atroz esconde o acrónimo TLEBS? Querer dizer «Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário»? Pois se foram os professores de Português dos departamentos desses níveis de ensino que tiveram a iniciativa de rever os termos usados para o ensino da gramática da língua, como se havia de chamar? É óbvio que é uma terminologia (termos específi...