Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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A Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário (TLEBS) – aprovada há dois anos e confirmada pelo actual Governo – tem como objectivo uniformizar os termos gramaticais usados no ensino. Professores, escritores e pais não lhe têm poupado críticas.

No programa Dança Comigo da RTP1 de Domingo, 31 de Dezembro de 2006, a apresentadora, Catarina Furtado, referiu-se assim à dança espanhola "paso doble": «Embora os mais conhecidos "paso dobles" sejam os de temática tourina, a verdade é que também existem outros tipos de "paso doble": os marcha, os de concerto e os regionais.»

(...)

O Público de 13/10/2006 publicou uma carta de Maria Pires com uma reacção um pouco azeda ao meu artigo GramáTICª.pt. Não venho interpelar a carta sobre a crítica principal que nela é desenvolvida: a falta de coerência e de coesão do artigo que escrevi. Lamento que a autora da carta tenha feito uma leitura opaca do meu texto. Vou aqui corrigir três erros de interpretação do que escrevi:

Da Internet aos livros e regresso aos anglicismos

Uma leitora escreveu ao provedor: «Desculpe se me dirijo impropriamente a V. Ex.ª, mas não sei a quem me dirigir, no DN. Como outros leitores refere que o único endereço de correio electrónico disponível na página do DN seria o do provedor. O director adjunto João Morgado Fernandes na sequência deste e de outros correios do mesmo teor, esclareceu que os leitores podem sempre ter resposta contactando directamente a redacção [...]».

No endereço indicado, oferece-se, gratuitamente, uma forma de se saber, a qualquer momento, a velocidade do acesso à Internet. Pela experiência o velocímetro até é bom. O problema é mesmo o português: verdadeiramente macarrónico.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Entrevista ao jornal “Público” de 24 de Dezembro de 2006 da professora catedrática da Faculdade de Letras de Lisboa, Inês Duarte, na sua qualidade de ter sido uma das autoras da nova Terminologia Linguística para o Ensino Básico de Secundário em Portugal (TLEBS), responsável pela parte da sintaxe e da classe das palavras. .

Abaixo-assinados, petições, artigos de opinião. A Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) não é consensual e cerca de três mil pessoas já assinaram a última petição on-line que pede a suspensão deste processo.

O Ministério da Educação [português] ainda não se pronunciou, mas, na próxima semana, espera receber um documento sobre o tema. A tutela quer ainda abrir o debate e promover uma conferência nacional, ...

A Terminologia Linguística para o Ensino Básico e Secundário (TLEBS) [em Portugal] é uma lista de termos que vai além do que tradicionalmente se chama gramática. Alguns nem sequer são novos, mas têm gerado muita polémica, lamenta Inês Duarte, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e uma das autoras, responsável pela parte da sintaxe e da classe das palavras. A professora, que recusa qualquer gue...

As queixas de falta de conhecimentos para leccionar os novos termos linguísticos têm pouca razão de ser, sobretudo quando os próprios docentes não escolhem essas matérias para acções de formação, diz Inês Duarte. "Levei a década de 1980 a fazer acções de formação de professores e bastava dizer a palavra "gramática" para ter reacções negativas de muitos formandos", recorda.

Discurso e gramática no Livro do Desassossego*

1. O Livro do Desassossego é uma sucessão de fragmentos desconectados, em que a sequência da paginação não é indicativa da ordem de leitura. No entanto, Pessoa atribui-lhe a designação de «livro».

Mas um «livro», no sentido comum, é um macrotexto. Como tal, seria de esperar encontrar aí uma malha complexa de tópicos entrosados, em progressão rumo a uma conclusão.