DÚVIDAS

ARTIGOS

O nosso idioma

Astrofotografia e astrofotógrafo

Uma palavra para o eclipse de 2026

Numa emissão da CNN Portugal (10/08/2026), fala-se do eclipse solar previsto para 12/08/2026, indicando o início às 18h33, o máximo às 19h30 e o fim às 20h30. O programa conta com a participação do astrofotógrafo Miguel Claro, identificado no ecrã como especialista convidado para comentar o fenómeno.

Astrofotografia é a denominação da «técnica que envolve conhecimentos de astronomia e fotografia para registar imagens de corpos ou eventos celestes, principalmente de noite a céu aberto» e «fotografia tirada com essa técnica» (dicionário da Academia das Ciências de Lisboa). O significado de astrofotógrafo nada tem de opaco e entende aceções que vão da mais literal e genérica – «fotógrafo de astros, estrelas» – à mais  específica –«profissional ou praticante de astrofotografia». Astrofotográfico não tem mistério: é adjetivo e quer dizer «relativo à astrofotografia».

Astrofotografia, astrofotógrafo e astrofotográfico são palavras da mesma família, todas exibindo o radical astro-, do grego ástron, ou, «astro, sistema de estrelas, constelação», que o latim adaptou como astrumī , «astro, estrela», que deu astro em português.

Astrofotografia não é termo corrente, mas a expetativa à volta do eclipse de 2026 faz com que o termo tenha naior curso do que é habitual. Não se pense, porém, que é neologismo, pois, na verdade, tem registo na língua portuguesa há mais de sete décadas, de acordo com o Dicionário Houaiss. Nesta mesma fonte, assinala-se ainda que astrofotografia não  originalmente uma palavra composta em português, tendo provavelmente motivação no francês astrophotographie, que se atesta desde, pelo menos, 1933. 

Fica assim feito o registo de um vocábulo a que os astros quiseram dar atualidade.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa