O nosso idioma // Desafio Semanal
O feminino de carteiro
Regra geral de formação de femininos em português
A palavra carteiro designa o profissional que entrega correspondência. Contudo, quando essa função é desempenhada por uma mulher, como se deve referir? 
Numa primeira análise, parece simples: carteiro, nome masculino, tem carteira, como o seu correspondente feminino. Todavia há quem desconfie do uso de carteira para designar uma mulher que entrega correio, uma vez que carteira também serve para designar o sítio onde se guarda, por exemplo, o dinheiro. Por conseguinte, muitos interrogam-se se o nome carteira serve mesmo como feminino de carteiro?
A resposta é sim, serve. Neste caso, aplica-se a regra geral de formação de femininos em português: o -o final do masculino passa a -a no feminino. Para além disso, o nome carteira está registado como feminino de carteiro em vários dicionários, incluindo o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa. Apesar de esta palavra ter mais do que um significado, o contexto costuma esclarecer a intenção. Quando alguém diz «A carteira passou para deixar o correio», dificilmente se pensa que foi uma bolsa a andar sozinha.
Portanto, da próxima vez que vir uma mulher a distribuir cartas, já sabe que poderá chamá-la de «senhora carteira».
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Feminino de carteiro_Inês Gama]
Apontamento da consultora Inês Gama incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 2 de novembro de 2025.
