Plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum já está em linha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum já está em linha
Plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum já está em linha
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 908

A plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa (VOC) pode ser consultada em linha a partir deste dia. Trata-se da primeira parte do processo de construção do VOC que, além de fazer a junção dos vocabulários ortográficos nacionais (VON) do Brasil e Portugal produzidos nos últimos anos, integra de forma inédita os primeiros dados de Moçambique e Timor-Leste que constituem os respetivos VON. Como se pode ler na apresentação da própria plataforma, a partir do modelo agora apresentado vai ser desenvolvida a segunda parte da construção do VOC, que «será entregue na cimeira de chefes de Estado da CPLP, a realizar em Díli em [julho de] 2014, e integrará os VON prontos à data, previsivelmente seis, com a adição aos quatro agora integrados dos VON de Cabo Verde e de São Tomé e Príncipe, em fase adiantada de execução». Instrumento de importância estratégica para a definição conjunta da ortografia  nos oito países que têm o português como idioma oficial, o VOC, coordenado pelo Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), abrange já nesta fase perto de 250 000 palavras. Sublinhe-se ainda que o VOC conta com a participação de especialistas que os Estados-membros nomearam oficialmente para discutirem entre si os critérios de aplicação do Acordo Ortográfico (AO). Mais informação aqui e aqui.

Assinale-se, entretanto, que, na 9.ª reunião do Conselho Científico do IILP, realizada em 12 e 13 de maio de 2014 na cidade da Praia (Cabo Verde), foram entregues formalmente os VON de Moçambique e Timor-Leste pelos representantes dos respetivos governos, Lourenço do Rosário, presidente do Fundo Bibliográfico do Português, e Crisódio Araújo, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Timor-Leste.

  Realizado pela Rádio Nacional de Angola, com a colaboração do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, o programa Mambos da Língua – o tu-cá-tu-lá do português de Angola é uma série de apontamentos semanais que esclarecem dúvidas sobre o português falado em Angola. Novos episódios: a pronúncia de ilegal (30.º episódio); bem-vindo e Benvindo (31.º episódio).

 Na rubrica Acordo Ortográfico – Controvérsias, dois textos do Brasil sobre a polémica à volta de um projeto acolhido pelo Senado, com o intuito de simplificar radicalmente o Acordo Ortográfico de 1990: o historiador Jaime Pinsky considera a proposta impraticável; a Associação Brasileira de Editoras Universitárias manifesta-se contra a iniciativa. No consultório, as novas respostas centram-se em tópicos relacionados com a pronúncia, a construção de palavras, a concordância e a complementação verbal.

 Na Ciberescola da Língua Portuguesa e nos Cibercursos, professores e alunos encontram materiais para o ensino e a aprendizagem do Português (língua materna e não materna). Para mais informação, incluindo cursos individuais para estudantes estrangeiros (Portuguese as a Foreign Language), consultar a rubrica Ensino.

 Com SOS Ciberdúvidas, procuramos a viabilização deste serviço gracioso e sem fins lucrativos, que visa esclarecer, divulgar e debater temas da língua portuguesa em todas as suas variedades. Um obrigado pelos contributos que entenderem enviar-nos.