Vocabulário Ortográfico Atualizado da Língua Portuguesa — assim se intitula o novo vocabulário ortográfico elaborado pela Academia das Ciências de Lisboa e apresentado em sessão académica realizada em 5 de dezembro último. Definindo, em Portugal, a escrita correta das palavras conforme o Acordo Ortográfico de 1990, esta obra soma-se, no referido país, a outras duas publicadas com a mesma finalidade, a saber:*
— o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, coordenado por Malaca Casteleiro e publicado em 2009 pela Porto Editora;
— e o Vocabulário Ortográfico do Português, desenvolvido pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) e adotado oficialmente em Portugal pela Resolução n.º 8/2011 do Conselho de Ministros.
No lançamento do vocabulário da ACL, foi também feita a apresentação do Glossário de Termos Militares, a cargo do Instituto de Estudos Superiores Militares, o qual, quando finalizado, integrará o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea.
*O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letrasé relativo ao português do Brasil.
«Quem tem telhados de vidro não "amanda" pedras», ou não «atira pedras»? A norma impõe atirar como forma correta, mas, em Portugal, crianças, jovens e até adultos empregam o verbo amandar despreocupadamente. A discussão deste popular desvio preenche uma das respostas da atualização do consultório, onde, como é hábito, se esclarecem outras dúvidas, da ortografia aos estudos literários.
No Ciberdúvidas, respondemos a perguntas sobre a língua portuguesa há mais de quinze anos, mas, para continuar a prestar este serviço sem fins lucrativos e de acesso gratuito, precisamos da ajuda de quantos, por esse mundo fora, nos procuram. Por isso, repetimos: junte-se à campanha SOS Ciberdúvidas. Todos os esclarecimentos poderão ser solicitados pelo endereço sosciberduvidas@gmail.com.
A Ciberescola assinala com agrado o grande interesse que despertou na comunidade o projeto de aprendizagem combinada (b-learning) em escolas do ensino público português. Entretanto, deu-se por terminado o período de aceitação de propostas e de envio de CV, pelo que os candidatos serão contactados em breve.