Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O ensino do português no Reino Unido faz-se em regime complementar. O coordenador dos cursos de língua portuguesa naquele país defende a integração da disciplina no sistema curricular: uma entrevista de O Mundo Português.

2. O programa Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, depois do noticiário das 13h, e sábado, depois do das 9h) dará espaço a uma conversa com o embaixador do Brasil junto da CPLP, em Lisboa, Lauro Moreira, a propósito do novo impulso a ser dado à afirmação da língua portuguesa no mundo. Cabe também uma referência ao trabalho de Michel Laban, o reputado especialista em literaturas africanas de língua portuguesa e tradutor de numerosos autores lusófonos, recém-falecido em Paris.

3. Decorre neste dia na Faculdade de Letras do Porto o QUID NOVI? 2008 — 9.º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Os luso-venezuelanos licenciados, ainda que tenham um domínio rudimentar do português, vêem na aprendizagem da língua uma oportunidade de investimento profissional, sobretudo devido à proximidade com o Brasil. Este foi o sentimento dominante na cerimónia de entrega do Prémio Jovem Estudante Santander Universidades — Desempenho Académico a Nível de Licenciatura, que decorreu, na passada segunda-feira, no Centro Português de Caracas.

2. Falar também deve ser considerado um objecto de aprendizagem em língua materna? Ou aquilo que aprendemos é exclusivamente a leitura e a escrita? Esta é uma questão relevante, levantada por uma nossa consulente.

A este propósito, deixamos aqui anotados alguns artigos de interesse:

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Faleceu, na terça-feira, dia 25 de Novembro, o professor catedrático francês Michel Laban, especialista em literaturas africanas de língua portuguesa e tradutor de numerosos autores lusófonos. Laban teve igualmente um papel central na congregação de obras literárias dos diferentes países lusófonos e foi responsável pelo levantamento de dados linguísticos a partir da literatura de cada país.

2. A imprecisão vocabular é uma falha muito grave? Não afecta o sistema da língua em si — se a diversidade de palavras não sofrer uma redução — mas faz perigar a inteligência dos falantes.

3. O número: 26 são as respostas publicadas na actualização deste dia.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A Associação da Informação Terminológica  (AiT) e o Instituto de Linguística Teórica e Computacional — ILTEC organizam uma Jornada de Neologia, a realizar no dia 9 de Dezembro de 2008, entre as 09h15 e as 18h15, no Anfiteatro 3 da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os interessados deverão contactar a investigadora Mafalda Antunes, uma das organizadoras do evento.

2. Em Portugal, o Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE) disponibiliza uma página electrónica exclusivamente dedicada às estatísticas oficiais produzidas nas áreas de intervenção do Ministério da Educação, no quadro do Sistema Estatístico Nacional.

3. O programa Língua de Todos (RDP África, 28 e 29 de Novembro, pelas 13h10 e 9h10, respectivamente) incluirá uma conversa com o professor Manuel Damásio, da Universidade Lusófona, sobre, entre outros aspectos, o papel da língua portuguesa no acesso ao conhecimento científico no contexto educativo dos países africanos membros da CPLP. O próximo Páginas de Português (Antena 2, 30 de Novembro, 17h00) centrar-se-á em questões relativas à tradução e ao ensino da obra de Fernando Pessoa. Um e outro programa estão disponíveis na página oficial da RTP.

4. Por razões de programação diferente da RTP 1, na segunda-feira, dia 1 de Dezembro, o 48.º episódio do magazine Cuidado com a Língua! será emitido na semana seguinte.

5. Em associação com a Academia de Música de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, a ESE Almeida Garrett apresentará em 1 de Dezembro, pelas 18h00, na Sé Catedral de Lisboa, o Concerto de Advento, interpretado pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

6.  Devido ao feriado, em Portugal, do 1.º de Dezembro (Restauração da Independência), as actualizações do Ciberdúvidas regressam na terça-feira seguinte, dia 2 de Dezembro.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Um passeio por entre frases analisadas morfossintacticamente é o que nos propõe o projecto Floresta Sintáctica, disponível nas páginas da Linguateca. Trata-se de um recurso muito útil a linguistas e professores de Português (primeira ou segunda língua).

 

2. A Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Grupo Lusófona), em Lisboa, acolhe no dia 27 de Novembro, pelas 19h00, o lançamento do Dicionário de Autores da Beira-Serra, da autoria do professor universitário e jornalista João Alves das Neves. Em associação com a Academia de Música de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, a ESE Almeida Garrett também apresentará em 1 de Dezembro, pelas 18h00, na Sé Catedral de Lisboa, o Concerto de Advento, interpretado pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Prossegue até 28 de Novembro o primeiro Congresso Internacional sobre Fernando Pessoa. Realizado no Auditório do Turismo de Lisboa pela Casa Fernando Pessoa, o encontro reúne dezenas de especialistas e criadores, para assinalar o fim das comemorações dos 120 anos do nascimento do poeta.

2. A "gerundofobia" grassa no Brasil mas não convence, visto que todo o mundo precisa do gerúndio (até Pessoa precisava). Nas Controvérsias, um texto de Sirio Possenti explica melhor porquê.

3. Todos nós gostamos de ouvir e contar histórias, mas Ana Martins atreve-se a discutir esse gosto.

4. A Escola Superior de Educação Almeida Garrett (Grupo Lusófona), em Lisboa, acolhe no dia 27 de Novembro, pelas 19h00, o lançamento do Dicionário de Autores da Beira-Serra, da autoria do professor universitário e jornalista João Alves das Neves. Em associação com a Academia de Música de Viana do Castelo e a Fundação Átrio da Música, a ESE Almeida Garrett também apresentará a 1 Dezembro, pelas 18h00, na Sé Catedral de Lisboa, o Concerto de Advento, interpretado pelo Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e pela Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Do balanço sombrio feito no Público pelo jornalista Pedro Rosa Mendes, a respeito da vida de Timor-Leste como Estado independente, ressalta uma situação linguística preocupante. Assim descrita: «Timor é uma ficção lusófona onde a língua portuguesa navega contra uma geração culturalmente integrada na Indonésia, contra a geografia, contra manipulações políticas internas e contra a sabotagem de várias agências internacionais».

Para saber mais sobre a implantação da língua portuguesa em Timor-Leste, ler, por exemplo:


2. Decorre entre 25 e 28 de Novembro, em Lisboa, o primeiro Congresso Internacional sobre Fernando Pessoa. Realizado no Auditório do Turismo de Lisboa pela Casa Fernando Pessoa, o encontro reúne dezenas de especialistas e criadores, para assinalar o fim das comemorações dos 120 anos do nascimento do poeta. A recepção inaugural, que se realiza às 18h30 no Salão Nobre da Câmara Municipal, inclui o lançamento do Dicionário de Fernando Pessoa e do Modernismo Português, editado pela Editorial Caminho e coordenado por Fernando Cabral Martins, professor na Faculdade das Ciências Sociais e Humanas (Universidade Nova de Lisboa).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

No Jornal de Angola on-line, Clemêncio Queta reflecte sobre a origem e a actual situação do português angolano, descreve alguns do seus aspectos e declara:

«Devemos ter a coragem de assumir que a língua portuguesa, adoptada desde a nossa independência como língua oficial do país e que já é hoje a língua materna de mais de um terço dos cidadãos angolanos, se afirma tendencialmente como uma língua nacional em Angola.»

Acerca deste tema, são também de ler:


Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Uma viagem guiada à Sinagoga de Lisboa, à volta de termos e expressões de origem hebraica, há muito entrados na nossa língua, é o que propõe o programa Cuidado com a Língua! da próxima segunda-feira (às 21h18). Já agora, diz-se “israelense” ou “israelita”? (Ver arquivos do programa).

2. No  programa de rádio Língua de Todos (RDP África, sábado, dia 22, 09h10) está em foco o mau uso da língua portuguesa na comunicação social, à luz da análise crítica dos professores Manuel Batalha e Maria Raquel Andrade, da Universidade Lusófona.

3. Da última reunião dos ministros da Cultura e da Educação da CPLP saiu o compromisso de edição do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. A linguista Margarita Correia realça a importância desta medida no Páginas de Português (domingo, dia 23, Antena 2, 17h00, hora de Portugal continenta, como os demais programas atrás referidos)

4. Decorrerá, no próximo dia 4 de Dezembro, na Faculdade de Letras do Porto, o Quid Novi? 2008 9.º Ponto de Encontro de Investigações Recentes em Linguística (uma organização do Centro de Linguística da Universidade do Porto).

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Pode parecer estranho, mas será certamente útil: um Dicionário de Formas de Tratamento (ed. independente, Brasil). O dicionário integra mais de 400 verbetes e acepções, e os textos exemplificam recomendações para contactos com personalidades ou autoridades do poder executivo, judiciário e legislativo, do meio diplomático, militar, empresarial e religioso, incluindo membros da nobreza.

2. A Linguateca disponibiliza uma interessante ferramenta de acesso gratuito. Trata-se do ReEscreve, que permite alterar, simplificar ou clarificar textos em modo interactivo. Auxilia também a escrita de linguagem técnica e prepara textos para a tradução automática.

3. Está a decorrer em Braga, no Instituto de Letras e Ciências Humanas (Universidade do Minho), o XXIV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística (consultar programa).