1. Enquanto o Inverno paralisa Portugal com chuva e neve, Cabo Verde mexe-se e promete-nos um Verão ortograficamente histórico: o governo da Cidade da Praia decidiu adoptar o Acordo Ortográfico a partir do segundo semestre de 2009, com um período de transição de entre seis e dez anos.
2. Voltando a Portugal, vão mudar os programas de Língua Portuguesa do ensino básico. O respectivo projecto está disponível para consulta pública até 22 de Fevereiro nas páginas da Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, em http://sitio.dgidc.min-edu.pt/PressReleases/Paginas/CONSULTAPUBLICALP.aspx. Os pareceres devem ser enviados para equipadeportugues@dgidc.min-edu.pt.
3. Eça de Queirós, n’ Os Maias, utiliza a expressão «(…) descia a tropa de calça branca a fazer a bernarda». Qual o sentido dela e a sua origem? O Páginas de Português de domingo, 25 de Janeiro (Antena 2, às 17h00), dá a resposta (o programa pode ainda ser ouvido aqui).
4. No Cuidado com a Língua! de 26 de Janeiro, segunda-feira, (RTP 1, 21h17, hora oficial em Portugal continental), encontraremos Diogo Infante, com uma crise de hipocondria, no hospital, à volta das palavras e das curiosidades da linguagem médica, a começar pelo termo “hipocondríaco”. Ou sobre a diferença entre “paciente”, “doente”, “doloroso” e “enfermo”. Ou, ainda, sobre a história semântica do vocábulo “hospital”. Finalmente: “mal-estar” ou “mau-estar”? “Mais bem receitado” ou “melhor receitado”? Com repetição nos canais internacionais da televisão pública portuguesa ou, em diferido, aqui.