Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

«O Acordo entrará em vigor seguramente neste ano», declarou o ministro da Cultura português, no passado dia 26. Haverá, seguramente, uma fase de aplicação e outra de adaptação, assistidas por instrumentos fiáveis e coerentes. Seguramente que vão ser dadas orientações de actuação concertadas para as áreas de ensino, media e indústria editorial.

Uma dúvida interessante que nunca nos foi apresentada é esta: porque é que o advérbio modal seguramente — palavra derivada de seguro — deixa no ar a ideia de insegurança?

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Aumentar a produção de conteúdos em língua portuguesa no universo da Internet foi um dos tópicos da declaração de intenções saída da reunião, em Lisboa, dos ministros da Cultura da Organização dos Estados Ibero-Americanos.

A metáfora da navegação, de que a metalinguagem informática se apropriou, está aliás na raiz do entendimento do que é ser poliglota: «Fazer uma transposição das ideias, dos pensamentos para outra língua já é uma grande viagem», assegurou a escritora italiana Romana Petri, no âmbito do IV Encontro Literatura em Viagem.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A Associação de Academias de Língua Espanhola (que integra 22 associações de língua espanhola) tem a seu cargo concertar a elaboração conjunta de obras de grande fôlego e relevo, como o Dicionário, Ortografia e Gramática da Língua Espanhola, o Dicionário de Americanismos ou o Dicionário Pan-Hispânico de Dúvidas.

Por cá, nem um «vocabulário comum de dois» (Portugal-Brasil) foi possível. Para quando uma comunhão real de empenhos na salvaguarda do superior valor da língua portuguesa — que se consubstancia, afinal, no superior interesse de todos os falantes da língua portuguesa?

2. O tema do programa Cuidado com a Língua!, da RTP1 (segunda-feira, 27 de Abril, 21h18*), andará em torno dos números e da (muita) confusão à volta deles — nomeadamente quando eles ascendem à ordem dos biliões. Mas também se falará da diferença, e porquê, entre (um grau) e 1.º (primeiro). E da origem da expressão «trinta-e-um de boca» e da frase «Abre-te, Sésamo!». Com a participação do matemático Nuno Crato.

*Hora oficial portuguesa

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A Cimeira Ibero-Americana da Educação encerrou com boas perspectivas para a difusão do português. Depois de um protocolo assinado por Portugal e Espanha relativo ao ensino do português e do espanhol, foi a vez de a ministra uruguaia da Educação e da Cultura, Maria Simón, anunciar que a partir de 2010 o seu país terá o ensino do português como segundo idioma nas escolas públicas.

2. No programa Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 24 de Abril, às 13h15*; repetição no sábado, às 09h15*), a linguista Margarita Correia fará uma leitura crítica do lançamento, em Portugal, do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, edição da Academia de Letras do Brasil. Por razões de programação da Antena 2, não haverá Páginas de Português no domingo, dia 26.

* Hora oficial de Portugal.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Parece que um protocolo entre Portugal e Espanha vai finalmente facilitar o ensino do português e do espanhol nos respectivos sistemas educativos. No final da Cimeira Ibero-Americana da Educação, recentemente realizada em Lisboa, Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação de Portugal, revelou que, a partir do próximo ano lectivo, entrará em vigor um contrato com a comunidade autonómica da Estremadura espanhola, o qual permitirá a troca de professores de língua entre os dois lados da zona raiana. Apesar das diferenças na organização curricular e disciplinar entre os dois países, a ministra portuguesa reconheceu a necessidade de uma aproximação que torne o ensino de português em Espanha «tão curricular quanto possível».

2. Já que falamos da língua de Cervantes, rendamos homenagem aos livros, paixão de D. Quixote e ódio da barbárie. Lembrando a que o argentino Jorge Luis Borges um dia anteviu em conto, eis a Biblioteca Mundial Digital (World Digital Library), uma iniciativa com o apoio da UNESCO: aventure-se!

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. A língua portuguesa cresce em Moçambique, e dia 13 de Maio de 2009, às 11h15, no Centro de Linguística da Universidade do Porto, Gregório Firmino, professor da Universidade Eduardo Mondlane (Maputo, Moçambique), proferirá uma conferência intitulada "A institucionalização do português em Moçambique: antecedentes, dilemas e perspectivas".

2. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de  Letras (ABL) já está disponível em Portugal. Na Montra de Livros, fazemos uma brevíssima apresentação da obra.

3. Na rubrica Notícias, damos conta de duas iniciativas a realizar no âmbito do Projecto de Investigação e Ensino da Língua Portuguesa (IELP).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. Fala-se de textura acerca de tecido, mas o termo também se relaciona etimológica e metaforicamente com texto. É o que Ana Martins recorda em mais um Pelourinho, comentando casos de desarticulação do discurso nos jornais portugueses. Ainda sobre a comunicação social em Portugal e na mesma rubrica,  assinalam-se impropriedades de linguagem e reprova-se o excesso de estrangeirismos.

2. O tema do programa Cuidado com a Língua!, da RTP1 (segunda-feira, 20 de Abril, 21h18*), gira à volta da Igreja Católica e de alguns termos e palavras com ela relacionados. Por exemplo, quando se usa  Santo e São. Ou sobre a diferença entre ateu e agnóstico. Ou, ainda, a evolução semântica do vocábulo missa.

* Hora oficial de Portugal.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O tema do programa Cuidado com a Língua!, da RTP1 (segunda-feira, 20 de Abril, 21h18*), andará em torno dos números e da (muita) confusão à volta deles — nomeadamente quando eles ascendem à ordem dos biliões. Mas também se falará da diferença, e porquê, entre (um grau) e 1.º (primeiro). E da origem da expressão «trinta-e-um de boca» e da frase «Abre-te, Sésamo!». Com a participação do matemático Nuno Crato.

2. O programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África (sexta-feira, 17 de Abril, 13h15*; repetição no sábado, às 9h15*), incluirá uma conversa com o professor do ISCTE José Paulo Esperança, coordenador do estudo sobre o valor económico da língua portuguesa hoje no mundo. Uma chamada de atenção: não haverá Páginas de Português nos próximos dois domingos por razões de programação da Antena 2.

* Hora oficial portuguesa
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

1. O programa Língua de Todos, transmitido pela RDP África (sexta-feira, 17 de Abril, 13h15*; repetição no sábado, às 9h15*), incluirá uma conversa com o professor do ISCTE José Paulo Esperança,  coordenador do estudo sobre o valor económico da língua portuguesa hoje no mundo.

2. Por razões de programação da Antena 2, não haverá Páginas de Português nos próximos dois domingos.

* Hora oficial portuguesa
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em Portugal, no passado dia 13 de Abril, a Associação de Professores de Português (APP), respondendo a um apelo dos deputados da Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, apresentou publicamente uma proposta para aumentar em mais de 50 por cento o horário daquela disciplina entre o 5.º e o 9.º anos de escolaridade. Uma das sugestões aponta para a substituição dos blocos de Estudo Acompanhado e Área de Projecto por dois blocos de Português. Para o presidente da APP, Paulo Feytor Pinto, o aumento permitirá à carga semanal do horário dedicada à língua materna aproximar-se dos valores médios da dos países ocidentais que integram a OCDE (Organização para a Cooperação e para o Desenvolvimento Económico).