O Gabinete de Avaliação Educacional (Gave) acaba de publicar os relatórios sobre as provas de aferição de Matemática e Língua Portuguesa do 1.º e 2.º ciclos realizadas pelos alunos do 4.º e 6.º anos em 2011 em Portugal.
Na prova de Língua Portuguesa, realizada pelos alunos do 4.º ano do 1.º ciclo, a "Leitura" é o domínio que apresenta a percentagem mais alta, com 56% dos alunos a obterem um máximo de sete respostas corretas num total de onze itens avaliados. "Expressão Escrita" aparece do outro lado, ou seja, como a área com resultados mais baixos com uma média global de 34% de respostas totalmente corretas. O "Conhecimento Explícito da Língua" apresenta uma percentagem média global de 58% de respostas totalmente corretas.
Muito trabalho há a fazer, portanto.
No seu 15.º aniversário, assinalado neste dia, 15 de janeiro de 2012, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa agradece aos seus consulentes, colaboradores e patrocinadores – nomeadamente à Fundação Vodafone Portugal e à Universidade Lusófona, cujo apoio é tão determinante para a continuação do serviço que presta, universal e gratuito.
Em tempo de crise – nacional, europeia, global –, a língua portuguesa é, seguramente, o único ativo não sujeito às flutuações das agências de notação e a nossa maior multinacional.
No intuito de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, o Plano Nacional de Leitura e o Centro Cultural de Belém, numa iniciativa conjunta, convidam todas as escolas de Portugal, públicas ou privadas, do 1.º ciclo ao ensino secundário, a participar no Concurso de Poesia Faça Lá Um Poema.
O concurso decorre entre janeiro e março de 2012 e terá a sua final no dia 24 de março de 2012. Nesta data, celebra-se, no Centro Cultural de Belém, o Dia Mundial da Poesia.
Austeridade: foi a palavra eleita para figurar como palavra do ano de 2011, de um lote de dez previamente selecionadas. Em segundo lugar ficou esperança e, em terceiro, troika. Trata-se de uma atividade promovida, desde 2009, pela Porto Editora.
Rankings deste tipo são comuns noutras línguas europeias, também promovidos por editoras de dicionários. Para o inglês, a equipa responsável pelo dicionário da Oxford apurou o termo squeezed middle, que significa qualquer coisa como «classe média espremida», isto é, «o (largo) setor da sociedade particularmente afetado por inflação, congelamento de salários e cortes na despesa pública».
Já aqui temos relevado o facto de a aquisição multilingue na infância ser uma benesse. Mas nada melhor do que deixar um testemunho. E se esse testemunho for de George Steiner, tanto melhor:
«Aprendi italiano depois do inglês, do francês e do alemão, as minhas três línguas de infância. A minha mãe começava uma frase num idioma e acabava-a noutro, sem reparar. Não tive língua materna, mas, ao contrário do que se diz, isso é bastante comum. Na Suécia, fala-se finlandês e sueco; na Malásia, falam três línguas. Essa ideia de uma língua materna é uma ideia muito nacionalista e romântica.»
Há vários modelos de aperfeiçoamento da didática de uma língua estrangeira. Todos eles passam (ou deviam passar) por ouvir as queixas dos aprendentes, como a deste britânico, a aprender português em São Paulo.
A Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) está à procura de 15 professores lusófonos para o ano letivo de 2012, em regime temporário e com permanência de pelo menos dez meses em terras timorenses – de fevereiro a novembro de 2012, com paragem em julho.
As candidaturas podem ser feitas até 11 de janeiro. Consulte o edital.
Depois do lançamento e após um trimestre dedicado à remediação de algumas falhas técnicas, a Ciberescola da Língua Portuguesa, na sua secção Cibercursos, retomou a produção de recursos para professores de português língua não materna: trata-se de ficheiros PDF que o professor pode descarregar num minuto e levar para a aula. As fichas de exercícios e os textos da antologia (textos adaptados ao nível de proficiência e com glossário) estão organizados por temas e competências, podendo o professor fazer com eles o alinhamento que entender. Mas o professor pode também socorrer-se dos guiões de aula, onde sugerimos percursos de ensino, tendo por base os exercícios interativos disponibilizados em toda a Ciberescola (cerca de 1000).
Os últimos materiais a entrar na base de dados foram uma biografia de Sérgio Godinho e uma ficha sobre o uso dos clíticos.
Aproveitamos para agradecer a todos os que nos ajudaram na testagem dos exercícios interativos da Ciberescola. Solicitamos que o continuem a fazer através do endereço de correio elétrónico: Ana.Martins@ciberduvidas.pt
Com a massificação do dispositivos de leitura digital, é mais do que seguro que o mercado de e-books venha a florescer. Enquanto isso não acontece, no Brasil campeia-se na produção deste novo suporte de leitura. As vantagens são conhecidas: é uma solução barata e ecológica e liberta o consumidor das cadeias tradicionais de acesso aos livros. Também para os oftalmologistas é bom, pois a leitura digital cansa muito a vista.
Mas, enfim, o que importa, verdadeiramente, é ler a metro, a rodos e à larga.
Neste dia, damos destaque ao artigo do linguista Sirio Possenti e, enfim, ao seu continuado trabalho de divulgação, na imprensa, de teorias e produtos em linguística. Desta vez, trata-se de uma elaboração sobre a Teoria da Argumentação na Língua, de Oswald Ducrot, e a possibilidade de trabalhar fora do quadro formalista, com o mesmo grau de rigor e objetividade que dentro dele. Na parte final do artigo, Possenti mostra as aplicações possíveis dessa teoria na leitura crítica dos textos dos media.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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