Em Portugal, decorrem as audições do Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico na Assembleia da República. De entre as várias várias apresentações já feitas, passam a estar disponíveis na rubrica Acordo Ortográfico duas, realizadas em 21 de março de 2013: as de Maria Helena Mira Mateus, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC).
Da África do Sul, vêm boas notícias, porque vai abrir em 2014 mais um leitorado de Português, desta vez, na Universidade de Pretória. Mas, para quem não fala o português desde o berço, não é preciso viver naquele país africano nem esperar muitos meses: até 11 de abril, está aberto o período de inscrições para novos cursos de Português (língua estrangeira), por videoconferência, os quais decorrerão de 15 de abril a 26 de junho a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações nas Notícias, na rubrica Ensino e no Facebook. A ficha de inscrição encontra-se nas páginas da Universidade Lusófona do Porto.
Têm-nos chegado muitas perguntas sobre o funcionamento dos cursos da Ciberescola (Cibercursos), em especial sobre os cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) por videoconferência, em parceria com a Universidade Lusófona do Porto (para informações e inscrição, até 11 de abril, ver aqui).
Tal é compreensível uma vez que esta modalidade de ensino é relativamente recente. Eis uma síntese das respostas que vamos dando:
1. Estes cursos são muito semelhantes aos cursos presenciais, no sentido em que os alunos se encontram com o professor durante quatro horas por semana, não numa sala de aula física, mas através de videoconferência — usamos o Flashmeeting, um aplicativo muito simples e funcional.
2. Não é necessário comprar nenhum manual, uma vez que todos os materiais — textos, vídeos, áudios, imagens e exercícios interativos — são publicados na página da Ciberescola (www.ciberescola.com). O acesso dos alunos a estes recursos é facultado, sem limite, após o termo do curso.
3. Os cursos são certificados pela Universidade Lusófona do Porto, uma vez que resultam de uma parceria com esta instituição.
Para mais esclarecimentos, consultar a Ciberescola e os Cibercursos no Facebook.
Neste dia, regressam as atualizações. Assim, a rubrica Montra de Livros dedica um breve apontamento à publicação de A Língua Iluminada – Antologia do Vocabulário de Rafael Bluteau, elaborada pelo investigador português João Paulo Silvestre. No consultório, interpreta-se a locução «a guatambu» (usada pelo escritor Monteiro Lobato, na coletânea de contos Cidades Mortas), define-se o lugar do ç («cê cedilhado») num dicionário e faz-se a destrinça entre despacho e contrato no contexto da legislação publicada em Portugal. Estes e outros conteúdos estão acessíveis por Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).
Depois da curta pausa neste período da Páscoa, o Ciberdúvidas retoma as suas atualizações regulares a partir de terça-feira, dia 2 de abril. O consultório volta a abrir a partir de então.
Entretanto, continua até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Nas Notícias, ler as respostas às perguntas frequentes sobre o funcionamento dos cursos à distância da Ciberescola. Outros pormenores aqui e aqui.
Continua aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Pormenores aqui e aqui.
Como temos anunciado, estão abertas, até 11 de abril, as inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações aqui e aqui.
Conforme já fora noticiado, a Ciberescola da Língua Portuguesa passou a disponibilizar cursos em linha, com aulas realizadas por videoconferência, aos alunos Erasmus, aos quais assiste a atribuição de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System, em português: Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).
Assim, está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto.
Está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola da Língua Portuguesa, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações aqui e aqui.
Faleceu Óscar Lopes (1917-2013), professor universitário português que se distinguiu sobretudo nos estudos literários e linguísticos. Autor com António José Saraiva da conhecida História da Literatura Portuguesa, Óscar Lopes soube estar atento a novas maneiras de concetualizar e descrever a língua, que culminaram num trabalho pioneiro, a Gramática Simbólica do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Investigação Pedagógica, 1971). No legado da sua investigação linguística, pode dizer-se que convergem «o extraordinário vínculo afectivo do autor pela língua materna de que descobre as idiossincrasias e, por outro lado, a grande lição de complexidade e de exigência reflexiva que tem como ponto de partida as particularidades e o aparentemente simples» (Sónia Valente Rodrigues). Sobre esta figura notável da cultura de Portugal, mais informação aqui.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações