Aberturas - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Aberturas
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Em Portugal, decorrem as audições do Grupo de Trabalho para Acompanhamento da Aplicação do Acordo Ortográfico na Assembleia da República. De entre as várias várias apresentações já feitas, passam a estar disponíveis na rubrica Acordo Ortográfico duas, realizadas em 21 de março de 2013: as de Maria Helena Mira Mateus, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e a do Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC).

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Da África do Sul, vêm boas notícias, porque vai abrir em 2014 mais um leitorado de Português, desta vez, na Universidade de Pretória. Mas, para quem não fala o português desde o berço, não é preciso viver naquele país africano nem esperar muitos meses: até 11 de abril, está aberto o período de inscrições para novos cursos de Português (língua estrangeira), por videoconferência, os quais decorrerão de 15 de abril a 26 de junho a cargo da Ciberescola/Cibercursos em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações nas Notícias, na rubrica Ensino e no Facebook. A ficha de inscrição encontra-se nas páginas da Universidade Lusófona do Porto.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Têm-nos chegado muitas perguntas sobre o funcionamento dos cursos da Ciberescola (Cibercursos), em especial sobre os cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) por videoconferência, em parceria com a Universidade Lusófona do Porto (para informações e inscrição, até 11 de abril, ver aqui).

Tal é compreensível uma vez que esta modalidade de ensino é relativamente recente. Eis uma síntese das respostas que vamos dando:

1. Estes cursos são muito semelhantes aos cursos presenciais, no sentido em que os alunos se encontram com o professor durante quatro horas por semana, não numa sala de aula física, mas através de videoconferência — usamos o Flashmeeting, um aplicativo muito simples e funcional.
2. Não é necessário comprar nenhum manual, uma vez que todos os materiais — textos, vídeos, áudios, imagens e exercícios interativos — são publicados na página da Ciberescola (www.ciberescola.com). O acesso dos alunos a estes recursos é facultado, sem limite, após o termo do curso.
3. Os cursos são certificados pela Universidade Lusófona do Porto, uma vez que resultam de uma parceria com esta instituição.

Para mais esclarecimentos, consultar a Ciberescola e os Cibercursos no Facebook.

 

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Neste dia, regressam as atualizações. Assim, a rubrica Montra de Livros dedica um breve apontamento à publicação de A Língua Iluminada – Antologia do Vocabulário de Rafael Bluteau, elaborada pelo investigador português João Paulo Silvestre. No consultório, interpreta-se a locução «a guatambu» (usada pelo escritor Monteiro Lobato, na coletânea de contos Cidades Mortas), define-se o lugar do ç cê cedilhado») num dicionário e faz-se a destrinça entre despacho e contrato no contexto da legislação publicada em Portugal. Estes e outros conteúdos estão acessíveis por Facebook e por uma aplicação para smartphones (com o apoio da Fundação Vodafone).

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

 

Depois da curta pausa neste período da Páscoa, o Ciberdúvidas retoma as suas atualizações regulares a partir de terça-feira, dia 2 de abril. O consultório volta a abrir a partir de então.
     

Entretanto, continua até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Nas Notícias, ler as respostas às perguntas frequentes sobre o funcionamento dos cursos à distância da Ciberescola. Outros pormenores aqui e aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Continua aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Pormenores aqui e aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Como temos anunciado, estão abertas, até 11 de abril, as inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações aqui e aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Conforme já fora noticiado, a Ciberescola da Língua Portuguesa passou a disponibilizar cursos em linha, com aulas realizadas por videoconferência, aos alunos Erasmus, aos quais assiste a atribuição de ECTS (European Credit Transfer and Accumulation System, em português: Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos).

Assim, está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto.

Mais informações aqui e aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Está aberto, até 11 de abril, o período de inscrições para novos cursos de português língua estrangeira, níveis A1, A2 e B1 (do Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas) a cargo da Ciberescola da Língua Portuguesa, em parceria com o Instituto de Línguas da Universidade Lusófona do Porto. Mais informações aqui e aqui.

Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Faleceu Óscar Lopes (1917-2013), professor universitário português que se distinguiu sobretudo nos estudos literários e linguísticos. Autor com António José Saraiva da conhecida História da Literatura Portuguesa,  Óscar Lopes soube estar atento a novas maneiras de concetualizar e descrever a língua, que culminaram num trabalho pioneiro, a Gramática Simbólica do Português (Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Investigação Pedagógica, 1971). No legado da sua investigação linguística, pode dizer-se que convergem «o  extraordinário vínculo afectivo do autor pela língua materna de que descobre as idiossincrasias e, por outro lado, a grande lição de complexidade e de exigência reflexiva que tem como ponto de partida as particularidades e o aparentemente simples» (Sónia Valente Rodrigues). Sobre esta figura notável da cultura de Portugal, mais informação aqui.