Clássicos da literatura adaptados para alunos de PLE - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Clássicos da literatura adaptados para alunos de PLE
Clássicos da literatura adaptados para alunos de PLE
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 2K

O objetivo da leitura de livros adaptados é fazer com que os alunos de Português Língua Estrangeira, que ainda não dominam bem a língua, consigam compreender facilmente a globalidade do texto, de modo a aprender as estruturas gramaticais mais frequentes e a adquirir vocabulário novo. Vem, portanto, a propósito assinalar a adaptação de Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco, para o nível A2 (elementar), disponível na série Clássicos da Literatura Lusófona Adaptados. Esta série, com a chancela da editora Lidel, arrancou com A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós, para o nível B1, e incluirá proximamente a obra Peregrinação, de Fernão Mendes Pinto, para alunos do nível B2 (intermédio). Os próximos volumes revisitam autores como Almeida Garrett, Machado de Assis e Manuel António d’Almeida.

Estão abertas as inscrições nos cursos de Português Língua Estrangeira (PLE) dos Cibercursos (níveis A2 e C1). Mais informação no Facebook e no sítio dos Cibercursos.

 

Erro recorrente é a confusão entre vêm, do verbo vir, e veem (ou vêem, na ortografia anterior), do verbo ver. Paulo J. S. Barata corrige mais um caso destes no Pelourinho. E o que será um erro morfológico? A resposta está  disponível no consultório, onde se fala igualmente de género masculino e do termo Plistoceno. Os conteúdos aqui em linha encontram-se acessíveis ainda pelo Facebook e por uma aplicação para smartphones (com apoio da Fundação Vodafone).

Agradecendo a quantos têm ajudado o Ciberdúvidas a continuar como serviço gracioso e de acesso universal, relembramos que os donativos são também possíveis pelo serviço PayPal (opção integrada e ativa no botão “Faça aqui o seu donativo” nesta página, em cima, à direita). Para outras formas de apoio, ler esclarecimentos aqui.