Como já anteriormente anunciámos, a necessidade de acertos na presente reestruturação gráfica e informática do Ciberdúvidas forçou à interrupção do seu consultório e demais rubricas – sem prejuízo das regulares atualizações de relevância informativa, que ficam sempre devidamente assinaladas no campo dos Destaques, em baixo.
É o caso presente, nomeadamente com uma curiosidade à volta da palavra machimbombo, caída em desuso em Portugal, desde que, em 1913, deixou de se chamar assim ao que passaria a ser o que é hoje o lisboeta elétrico 28. Ou, ainda, esta outra curiosidade constante num dos dois novos episódios do programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português de Angola, emitido na Rádio Nacional de Angola: o coletivo de pessoas em... 22 variantes1.
1 Trata-se do 61.º episódio, tendo o 62.º como tema a confusão muito comum no uso da palavra grama.
Do vasto e diversificado arquivo do Ciberdúvidas, na ordem, até à presente data, de já perto de 40 mil respostas, textos e artigos à volta da língua portuguesa – que, lembramos de novo, se encontra permanentemente acessível –, respigámos nova sugestão sobre algumas regras bem simples para o bom uso da vírgula e da pontuação em geral:
- O poder da vírgula
- A vírgula, o sujeito e o predicado
- Sem retirar uma vírgula +
- Uso da vírgula: conjunções & conetores +
- As sete regras do uso da vírgula
- A vírgula em 4 regras simples
- Tirem lá a vírgula entre o sujeito e o predicado...
- A obrigatoriedade da vírgula no vocativo
- Saramago, o escritor que brinca com a pontuação
- A vírgula de Saramago
- Sobre a pontuação