Governo português ratifica novo Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Governo português ratifica novo Acordo Ortográfico
Governo português ratifica novo Acordo Ortográfico
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 1K

puzzle1. O Governo português aprovou finalmente uma proposta de resolução sobre o  II Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, comprometendo-se a adoptar medidas para a transição, que terá um prazo de seis anos. [Ver ainda: ABL elogia aprovação de Acordo Ortográfico em Portugal + «Importante e gratificante» (Malaca Casteleiro)+ Portugal já ratificou Acordo Ortográfico + Governo português ratificou Acordo Ortográfico na véspera da partida de Cavaco Silva para o Brasil]

2. A emissão de 8 de Março do programa Língua de Todos, na RDP-África, será dedicada ao projecto «Salve, Língua de Camões», um programa de intercâmbio dramatúrgico entre Portugal, Brasil e Cabo Verde. No dia seguinte, domingo, dia 9, o programa Páginas de Português, na Antena 2, homenageia o professor José Neves Henriques, que nos deixou  esta semana.

3. Além de retomarmos a questão do verbo despoletar, as respostas em destaque desta actualização incidem sobre destrinças e casos-fronteira, como, por exemplo, o uso da vírgula com as orações adverbiais. Mas há mais: a expressão «ser objecto»; a noção de aposto circunstancial; o antónimo de inteligente.