1. As mais recentes respostas do Consultório debruçam-se sobre a formação e o significado de uma "nova" palavra: decrescimento. A homonímia associada à palavra como motiva duvidas relativas à sua classe nas expressões «fixar-se como docente» e «a maneira como ele fala». Ainda no âmbito da sintaxe, identifica-se a preposição selecionada pelo adjetivo conveniado e retoma-se a identificação da função sintática de constituintes que acompanham o nome medo.
Ainda no Consultório, a resposta O símbolo @ nos plurais que denotam ambos os géneros foi enriquecida com informação relativa à designação de @ noutras línguas.
2. Na rubrica O Nosso Idioma fica em linha uma reflexão do tradutor e professor universitário Marcos Neves, no seu blogue Certas Palavras, sobre a relação do ser humano com os palavrões, demonstrando como estes assumem um papel vital para quem os profere.
Para outras leituras sobre tabuísmos, o Ciberdúvidas (rubrica O Nosso Idioma) reúne diversos artigos: «A falta que ele nos faz», «Significados há muitos, seu camelo!», «Um Voldemort em cada esquina», «Palavrão a palavrão: de onde vieram as asneiras», «Viver para Contar: o palavrão democratizou-se»; na Rubrica Ensino, está disponível o artigo «Primeiro estranha-se, depois entranha-se...»
3. No âmbito do ensino da língua portuguesa no mundo, destaque para os seguintes eventos:
– Colóquio "Produção de materiais didáticos para o Ensino de PLE no contexto da China e Ásia-Pacífico", organizado pelo Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa do Instituto Politécnico de Macau, nos dias 5 e 6 de novembro;
– IV Jornadas da Língua Portuguesa - Investigação e Ensino, promovidas pela Cátedra Eugénio Tavares de Língua Portuguesa da Universidade de Cabo Verde, entre 7 e 9 de novembro. O tema desta nova edição é "A avaliação das aprendizagens em português língua segunda".