Depois da pausa estival, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa retoma as atualizações regulares em 13 de setembro, bissemanalmente – às terças e sextas –, num regresso que coincide, assim, com o começo do ano letivo em Portugal.
Lembramos que o trabalho aqui desenvolvido se destina a quantos se interessam por temas da língua portuguesa e querem saber mais sobre como utilizá-la adequadamente, privilegiando, como sempre, as suas modalidades cultas, sem ignorar os muitos aspetos culturais que a diversificam e enriquecem nos quatro cantos do mundo.
A todos, sem esquecer o público escolar e os muitos profissionais de outras áreas que nos consultam, é destinada a atividade que aqui se desenrola há 25 anos, desde 15 de janeiro de 1997. O quarto de século já decorrido encontra-se documentado no extenso arquivo que disponibiliza permanentemente os milhares de respostas do Consultório e os não menos numerosos artigos de rubricas como O nosso idioma, Lusofonia, Ensino, Pelourinho ou Antologia. Trata-se de um repositório sobre as regras e os usos da nossa língua comum, que muito deve à atenção constante dos consulentes e às suas palavras de apreço e motivação.
É, portanto, com grande satisfação que preparamos um novo ciclo de respostas a dúvidas, bem como a publicação de textos à volta da atualidade da língua portuguesa, onde quer que ela se fale ou escreva.
Até muito em breve.
Na imagem, "Conversa interrompida", de António Ole (Luanda, 1951). Fonte da imagem: Sotheby's.