1. A emissão do programa Língua de Todos de sexta-feira, dia 8 de Julho (às 13h15*, na RDP África; com repetição no dia seguinte, às 9h15*) é dedicada às reflexões da professora Inocência Mata, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e especialista em literaturas africanas de língua portuguesa: para quando a leitura de clássicos africanos nas escolas secundárias portuguesas? Ou, no sentido inverso, que espaço tem a literatura portuguesa nas escolas secundárias africanas?
Em tempo de exames nacionais em Portugal, o Páginas de Português (de domingo, 10 de Julho, às 17h00, na Antena 2) apresenta uma leitura sobre os exames e os resultados dos exames de Português, dos 9.º e 12.º anos de escolaridade. Outros temas tratados na rubrica Ciberdúvidas Responde: as diferenças entre «abaixo de», «debaixo de» e «em baixo de»; entre o «porque», o «por que» e o «por quê». E é «a «mais bem vestida», ou «a melhor vestida»; «o mais mal preparado», ou «o pior preparado»? Ambos os programas se encontram também disponíveis em podcast, na página da rádio e da televisão públicas portuguesas, na Internet.
*Hora oficial de Portugal continental.
2. Surpreendentemente consciente e atento, um grupo de muito jovens alunos portugueses do 6.º ano de escolaridade realizou um trabalho em vídeo, intitulado «Troca de palavras», sobre a controvérsia gerada pelo Acordo Ortográfico, a ser aplicado no ensino português a partir de Setembro de 2011. Trata-se de uma polémica permanente em Portugal, que o Ciberdúvidas continua a acolher (vide o novo artigo do escritor e poeta Vasco Graça Moura) — sempre com a atenção e com a indispensável equidistância de um espaço respeitador de todas as sensibilidades e correntes de opinião à volta da língua portuguesa.
3. O que é um cabideiro? A resposta encontra-se no consultório, cuja actualização discute ainda um caso de ortografia, dois gentílicos (voliniano e marmáride), uma abreviatura, um contraste semântico, uma situação de homofonia e a análise sintáctica de dois verbos (sentar-se e lembrar-se). Uma selecção dos conteúdos do Ciberdúvidas está disponível também no Facebook.