Vários dicionários registam as palavras educação e ensino como sinónimos, enquanto «transmissão de princípios que regulam a vida em sociedade» (Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001).
No entanto, outros há que não conferem às duas palavras o mesmo valor.
Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, educação deriva do francês éducation, que, por sua vez, remete para o latim ĕdǔcātĭōnem-, «acto de criar; instrução, formação do espírito», o que nos aponta para sentidos ligados à formação e ao desenvolvimento de competências e de faculdades. Estes são, de facto, os significados atribuídos à palavra educação por grande parte dos dicionários consultados: «acção ou efeito de educar, de desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais da criança e em geral do ser humano»; «desenvolvimento, aperfeiçoamento das faculdades intelectuais e morais do indivíduo»; «acção de desenvolver no indivíduo, especialmente na criança ou no adolescente, as suas capacidades intelectuais e físicas e de lhe transmitir valores morais e normas de conduta que visam a sua integração social», «aplicação de métodos próprios para assegurar a formação e o desenvolvimento físico, intelectual e moral de um ser humano»; «pedagogia»; «didáctica», assim como «sistema cujo objectivo é a formação e instrução dos cidadãos, de modo a podem alcançar uma melhor integração na sociedade, em geral, e na profissão, em particular», ocorrendo, também, com o sentido de aquisição de novos saberes: «acção de adquirir conhecimentos, desenvolver aptidões, de formar e de enriquecer o espírito, de se instruir = instrução».
Por sua vez, o termo ensino, «derivado regressivo de ensinar, do latim insignāre, «pôr uma marca, assinalar, distinguir; designar» (Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa, op. cit.), um «deverbal de ensinar» (Dicionário Etimológico e Prosódico da Língua Portuguesa, op. cit.), verbo cujos sentidos estão relacionados com o acto de «instruir, leccionar, dar conhecimentos a outrem». Assim, a ensino são atribuídos, sobretudo, os valores de: «acção ou efeito de ensinar, de ministrar conhecimentos»; «ministração de conhecimentos necessários sobretudo ao desenvolvimento das capacidades cognitivas, feita geralmente em escolas ou instituições = instrução», «transferência de conhecimento, de informação, especialmente de carácter geral, na maioria das vezes em local destinado a esse fim (escola, oficina, etc.)», «os métodos e estratégias utilizados na transmissão de conhecimentos: O ensino tradicional encontra-se desajustado da realidade actual». No entanto, este termo designa, também, a «organização por ciclos de estudo e que varia de país para país: As reformas no ensino levam anos a ser implementadas. Ensino básico, ensino secundário e ensino superior».
Pelo que foi dito, apercebemo-nos de que muitos podem ser os intervenientes (pais, encarregados de educação, família, professores, educadores…) tanto na educação como no ensino de alguém, pois os termos representam conceitos que se complementam.
Fontes: António de Morais Silva, Novo Dicionário Compacto da Língua Portuguesa, vol. II, Ed. Confluência, 1980; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2001; Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001; Silveira Bueno, Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa, vol. III, São Paulo, Ed. Saraiva, 1965.