1. Qual a diferença entre o discurso direto livre e o discurso indireto livre? E uma ação diz-se que «decorre», que se «passa» ou, antes, que se «localiza» aqui ou ali? E como é a concordância verbal de uma frase com dois infinitos substantivados («o pensar» e «o agir»)? Finalmente, a última das quatro perguntas a que se responde no consultório esclarece o significado da expressão «de que adianta?».
2. Os recém-apresentados vocabulários ortográficos nacionais (VON) de Cabo Verde e de Moçambique – integrantes do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa – preenchem as emissões dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa desta semana:
• No programa Língua de Todos (sexta-feira, dia 26 de maio, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 27, depois do noticiário das 09h00*) com uma conversa com a coordenadora do Vocabulário Ortográfico Cabo-Verdiano da Língua Portuguesa (VOCALP), a linguista Adelaide Monteiro, a propósito da consagração lexical de palavras da variedade cabo-verdiana que não constavam em nenhum outro vocabulário ou dicionários de língua portuguesa.
• E, no programa Páginas de Português (domingo, dia 28 de maio, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 3 de junho, às 15h30*), com uma entrevista à coordenadora do Vocabulário Ortográfico Nacional de Moçambique, a linguista Inês Machungo.
* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.
3. Último registo da presente atualização: a apresentação em Lisboa, no passado dia 22/05 do estudo "Aprender a ler e a escrever em Portugal", uma parceria entre a EPIS e o Fórum das Políticas Públicas CIES – IUL. Com a coordenação da ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues, o estudo** visa aprofundar o conhecimento sobre o problema do insucesso escolar nos primeiros anos do ensino, concluindo que a primeira causa de repetência no 2.º ano é o défice de competências de leitura dos alunos portugueses.
** "Aprender a ler e a escrever em Portugal" contou ainda com a participação de uma outra ex-ministra da Educação, a escritora Isabel Alçada, que publicou recentemente o livro O Plano Nacional de Leitura, Fundamentos e Resultados. Nesta obra, além de descrever detalhadamente a intervenção desenvolvida pelo Plano Nacional de Leitura (PNL), durante a sua liderança, Isabel Alçada debruça-se, igualmente, sobre a fundamentação científica do PNL em que assentou as estratégias desenvolvidas nas áreas da leitura e da sua aprendizagem, e da leitura em suporte digital. E aponta ainda novas áreas de intervenção que, no futuro o PNL, em sua opinião, deverá vir a contemplar.