O complemento do nome síndrome
Na frase «A síndrome do coração partido é uma doença que afeta o músculo cardíaco.», o segmento «do coração partido» considera-se complemento do nome síndrome ou modificador do nome restritivo?
Obrigada pelo vosso trabalho.
O género e as variantes de síndrome
Costumo ouvir «o síndrome». Creio que a palavra é feminina: «a síndrome».
Existe também, no masculino, a variante «o sindroma», palavra grave?
Obrigada.
Síndrome
Continuo sem ter certeza sobre o género de "síndroma" (ou é "síndroma"?). É que a última edição do Dicionário da Porto Editora já regista "o síndromo". Não acham que é complicar demais: "a síndrome"/"a síndroma"/"o síndromo"??
Síndrome de "reye"
"Qual o significado de síndrome de "reye"?
Síndrome da criança maltratada
É aceitável a tradução «síndroma da criança batida» para a expressão inglesa "child battered sindrome"?
Síndrome
Como se escreve correctamente (e como se diz) a palavra síndroma, ou sindroma, ou síndrome?
N.E. O consulente escreve segundo a Norma de 1945.
Covid-19 ou doença do coronavírus
Como tenho visto escrito de várias formas – inclusive, aqui no Ciberdúvidas –, pergunto: COVID 19, COVID –19, Covid 19 ou Covid–19?
Muito obrigado pelo esclarecimento.
«Episódio de quase morte súbita» e «evento com aparente risco de vida» (saúde)
Tenho-me confrontado com a tradução de «near miss sudden infant death syndrome» por síndrome de morte súbita do lactente abortada. Não me parece que o abortada esteja correcto (como em near drowning – que geralmente traduzo por pré-afogamento, mas não sei se correctamente). Existe uma forma mais adequada de traduzir o near miss nestas duas situações? Obrigada.
Acerca do relativo cujo
Certa vez li um artigo cujo autor expressou a opinião de que o pronome relativo cujo está na realidade com os dias contados, ou seja, previu-se a sua extinção para dentro em breve. De fato, pelo menos aqui no Brasil, quase ninguém o emprega na linguagem falada e, quando se usa na escrita, muitas vezes esse pronome está fora de propósito (sem função ou com função errada). Vendo o quadro por esse lado, realmente não existem boas perspectivas para a sobrevivência do cujo, o qual tende a sumir-se como tem acontecido à mesóclise. Parece-me que o cujo sofre da «síndrome de Filinto Elísio», que o empregava muito mal. Qual é, portanto, a vossa opinião? Credes também que o cujo não sobreviverá?
Depressio hiemalis
Haverá algum conhecimento da vossa parte sobre o significado do termo latino depressio hiemalis?
Obrigado.
