A frase que o consulente apresenta está correta, porque consoante1 ocorre como preposição, ou seja, como palavra invariável, que pode ser substituída por expressões como «de acordo com» e conforme:
«As etapas referentes ao pré-campo, campo e pós-campo foram executadas conforme/de acordo com esta nova metodologia.»
A Gramática do Português, da Fundação Calouste Gulbenkian (2013, p. 1562/1563), classifica consoante e conforme (como segundo) como "preposiçôes atípicas", por se afastarem do comportamento canónico dos membros da classe das proposições, e acrescenta:
«Usadas como preposições, as formas consoante e conforme marcam uma relação semântica de correlação ou correspondência [...]
[i] [...] Atuaremos [consoante/conforme a conjuntura].
O comportamento atípico destes itens reside no facto de poderem também funcionar como conjunções, introduzindo uma oração subordinada adverbial finita sem coocorrerem com a conjunção integrante que [...]:
[ii] [...] [{Consoante/Conforme/Segundo} a Maria contou ao Pedro], a bulha começou no bar.»
Sublinhe-se, portanto, que consoante é uma conjunção conformativa (cf. Dicionário Houaiss).
Refira-se por último que também se emprega consoante como adjetivo, regendo a preposição com (Gramática do Português, p. 1562): «uma atitude consoante com o seu estatuto» (idem).
1 Do latim «consŏnans, antis, "conveniente, próprio, conforme", substv. consoante (letra); part.pres. do v. lat. consonāre, "ressoar juntamente, ter o mesmo som, estar em harmonia, ser concorde, corresponder"» (Dicionário Eletrônico Houaiss, 2001).