DÚVIDAS

A colocação dos pronomes átonos depois de que explicativo

Relativamente à posição dos pronomes pessoais em adjacência verbal, uma das regras é que o pronome deve ser colocado antes do verbo quando está integrado numa oração subordinada.

Ex.: «Tu prometeste que consertarias a fechadura.»/«Tu prometeste que a consertarias.»

Então, por que motivo na frase «Não te preocupes, que ele repõe o dinheiro», se tivermos de substituir «o dinheiro» por um pronome pessoal, a frase fica «Não te preocupes, que ele repõe-no.» Nesta frase o pronome também não está integrado numa oração subordinada?

Obrigada.

Resposta

Trata-se de uma exceção. Na frase «Não te preocupes, que ele repõe-no», a conjunção que introduz uma oração coordenada, e não subordinada, tendo valor explicativo, como sinónimo de pois. Dado que esta conjunção (mais recentemente denominada advérbio conetivo) não exige que o pronome átono preceda o verbo, ou seja, não funciona como atrator da próclise, compreende-se que a conjunção que revele o mesmo comportamento quando ocorre com o referido valor semântico.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa