Se tivermos como referência a etimologia de cada uma das duas palavras em causa, verificamos que a origem da palavra pergunta remete, segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa (vol. IV, 4.ª ed., Lisboa, Livros Horizonte, 1987), de José Pedro Machado, para o séc. XIII (?): «de nunca hir tal pregunta fazer», de Pero Garcia Burgalês, no CBN, n.º 198», como substantivo «derivado regressivo de perguntar». Por sua vez, este verbo «é forma bastante antiga em Portugal, se bem que na fase arcaica deste se documente mais raramente que preguntar […], como forma genuína portuguesa, que deve remontar ao latim vulgar *praecunctāre, *precunctāre ou * preconctāre, alterações de qualquer das [seguintes] formas do latim clássico percontāre e percunctāre, menos vulgares que as formas passivas percontāri e percunctāri, “inquirir, interrogar, questionar; sondar, no sentido moral”». Os documentos mais antigos remetem preguntar para um texto redigido entre 1188 e 1230: «Iste alcalde lo pregunte et qui negauerit…» (Leges, p. 768) e, preguntar, por seu lado, no séc. XIII: «Vos me perguntades pelo uosso amigo/E eu bem uos digo que (h)e san e vyuo… Vos me perguntades pelo uosso amado/E eu bem uos digo que…» (D. Dinis, no CBN, n.º 533).»
Por sua vez, o termo questão parece ter estado associado ao domínio judicial, uma vez que deriva «do latim quaestĭōne, “procura; interrogatório; questão; inquérito; problema; tema; inquérito judiciário; informação; tortura», e, por analogia, o verbo questionar remonta ao «latim tardio quaestĭonāre, “discutir no tribunal"».
Da pesquisa realizada em vários dicionários de língua portuguesa1, apercebemo-nos de que, apesar dos seus valores originais, pergunta e questão são palavras sinónimas, tal como se pode verificar através dos seguintes significados de pergunta, em que o termo questão ocorre com frequência: «palavra ou frase com que se interroga; interrogação; inquirição; quesito»; «acção de questionar; acto ou efeito de perguntar; palavra ou frase com que se interroga = interrogação; pedido de informação acerca de um facto ou da opinião de alguém = interrogação, questão; interrogação formulada numa prova de exame, aptidão… = problema» ; «questão de um teste ou de uma prova»; «questão que se submete a alguém de quem se espera que a resolva».
De qualquer modo, é de referir que a palavra questão, para além de significar «pergunta, interrogação», tem outros sentidos, sendo usada para designar, também, algo que suscite discussão, dúvidas ou controvérsias: «assunto submetido à apreciação e decisão do tribunal»; «tema, assunto, teste sobre qualquer matéria científica»; «ponto de discussão»; «disputa, pendência, controvérsia»; «dissidência, perturbação de relações sociais ou familiares»; «ponto essencial num empreendimento ou assunto»; «assunto ou tema que é objecto de reflexão, de estudo ou debate»; «ponto que oferece dúvida, que suscita ou se presta a discussão; aquilo que necessita ser esclarecido = problema».
1 Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, 1981; Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, 2001; Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, 2009; Grande Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora, 2010.