«O último dos Moicanos» não é propriamente uma expressão consagrada na língua portuguesa, segundo o que consegui apurar. Trata-se do título de um filme em que o protagonista representa a última esperança.1
Assim, «em 1757, franceses e ingleses, na Guerra dos 7 Anos (1756-1763), lutam pela posse de terras na América do Norte, usando como soldados índios de diferentes tribos. Hawkeye, filho adoptivo de Chingachgook e pertencente à tribo dos Moicanos, consegue salvar as duas filhas de um oficial britânico do ataque dos índios Huronos e as acompanha até ao forte William Henry, tomado pelos franceses. Cora, uma das jovens, se apaixona por Hawkeye, que, junto da sua tribo, representa a última esperança também para os ingleses».
Os Moicanos eram um «grupo indígena, hoje considerado extinto, que habitava a área de Connecticut (Estados Unidos da América)».
Portanto, «o último dos Moicanos» não era «uma pessoa que ainda está agarrada a uma determinada posição apesar de todos os seus companheiros já terem adoptado uma outra», mas representava, sim, a «última esperança» para a sua tribo e, mesmo, para os ingleses que lutavam com os franceses. Estaria agarrado a «uma determinada posição», é verdade, contudo essa seria a posição da esperança, da luta a favor do seu povo — os Moicanos.
1 As tradições ortográficas do português do Brasil e do português europeu dividem-se quanto ao uso de maiúscula inicial com etnónimos como é o caso. O antigo Formulário Ortográfico de 1943, que esteve em vigor no Brasil até 2008, previa: «[o]s nomes de povos escrevem-se com inicial minúscula, não só quando designam habitantes ou naturais de um estado, província, cidade, vila ou distrito,mas ainda quando representam coletivamente uma nação: amazonenses, baianos, estremenhos, fluminenses, guarapuavanos, jequíeenses, paulistas, pontalenses, romenos, russos, suíços, uruguaios, venezuelanos, etc.» (Base XVI, 2.º, Obs. 2.ª). No português europeu, encarada como designação de um grupo étnico, Moicanos deve ter maiúscula inicial, à semelhança dos exemplos mencionados na Base XXXIX do Acordo Ortográfico de 1945. De referir que o Acordo Ortográfico de 1990 é omisso relativamente a este uso. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira regista apenas moicano, com inicial minúscula, o mesmo fazendo os vocabulário ortográficos publicados em Portugal, o VOLP da Porto Editora e o Vocabulário Ortográfico do Português.
[Fonte: Dicionário Eletrônico Houaiss]