Em três dicionários de inglês, destinados a quem o aprende como língua estrangeira (Collins Cobuild Dictionary of English Language, Cambridge International Dictionary of English e Oxford Advanced Learner's Dictionary), a palavra offshore é sempre um adjectivo e nunca tem hífen.
Em português, a palavra é um adjectivo dos dois géneros e dos dois números e um substantivo masculino (cf. Dicionário Houaiss, dicionário da Academia das Ciências de Lisboa e Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora), tendo as seguintes acepções:
«adjectivo invariável
1. que se localiza a alguma distância da costa;
2. ECONOMIA fixado em território que não está sujeito às leis nacionais;
substantivo masculino
1. exploração de petróleo que se situa a alguma distância da costa;
2. ECONOMIA zona financeira que não está sujeita à legislação fiscal do país de que faz parte
(Do ing. offshore)»
Escreve-se sem hífen (cf. referidos dicionários bem como Mordebe e Dicionário de Estrangeirismos do Portal da Língua Portuguesa).
Tradução em português: «zona franca fiscal», «paraíso fiscal».
N.E. – (9/03/2017) Sendo no original inglês um adjetivo invariável – e como tal também assim usado tradicionalmente em português («sondagens offshore», «platafomas offshore»*) e assim registado no Vocabulário Ortográfico do Português, por exemplo –, o anglicismo tem já abonação como substantivo no Dicionário Global da Língua Portuguesa (2014) e, anteriormente, na edição de 2003 do Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora. Como substantivo passou a ser empregado correntemente na imprensa portuguesa, tanto no género masculino como no feminino – conforme alusão a depósitos ou a contas –, subsistindo ainda alguma oscilação quanto ao recomendável uso do plural**.
* in Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 8
** "Offshores. Mas afinal para que servem e como funcionam?" + "A praxe é como os offshores" + "Sobre as offshores" + "Debate quinzenal. O duelo entre Costa e Passos, as 'offshore' e a lama" + "Acabar com os offshore que estão debaixo do nosso nariz".