DÚVIDAS

A citação de textos na Internet

Tenho uma dúvida sobre como devemos proceder quando transcrevemos ou citamos um texto na sua totalidade, ou não, para um site ou para um tópico num fórum.

Vejo muitos sites que só colocam a fonte dos artigos (quando colocam), ficando o texto sem nenhuma indicação, o que torna tudo mais simples. Mas será suficiente?

Apresento os seguintes exemplos:

Exemplo 1 – [colocar unicamente a fonte no fim do texto, com o respectivo link (caso o texto se encontre numa publicação online, como é o caso deste exemplo), em "Público.pt", para a notícia/texto transcrito]

Incêndios: concurso para aquisição de aviões pesados será lançado em breve

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje que será aberto a "curto prazo" o concurso para a aquisição de dois aviões pesados, rejeitando que a escolha se limite aos russos Beriev.

(...)

A maior vantagem desta aeronave é a sua capacidade de transporte de água (12 mil litros), com uma velocidade operacional de 560 quilómetros por hora e uma altitude mínima de largada de 50 metros.

in Público.pt, 16.07.2007

Exemplo 2 – [colocar a fonte no fim do texto, com o respectivo link (caso o texto que se encontre numa publicação online, como é o caso deste exemplo), em "Público.pt", para a notícia/texto transcrito; e comas, ou aspas, no início e fim da citação, mas sem abranger o título]

Incêndios: concurso para aquisição de aviões pesados será lançado em breve

«O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje que será aberto a "curto prazo" o concurso para a aquisição de dois aviões pesados, rejeitando que a escolha se limite aos russos Beriev.

(...)

A maior vantagem desta aeronave é a sua capacidade de transporte de água (12 mil litros), com uma velocidade operacional de 560 quilómetros por hora e uma altitude mínima de largada de 50 metros.»

in Público.pt, 16.07.2007

Exemplo 3 – [colocar a fonte no fim do texto, com o respectivo link (caso o texto que se encontre numa publicação online, como é o caso deste exemplo), em Público.pt, para a notícia/texto transcrito; e comas, ou aspas, no início e fim da citação, mas a abranger o título]

«Incêndios: concurso para aquisição de aviões pesados será lançado em breve

O Ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje que será aberto a "curto prazo" o concurso para a aquisição de dois aviões pesados, rejeitando que a escolha se limite aos russos Beriev.

(...)

A maior vantagem desta aeronave é a sua capacidade de transporte de água (12 mil litros), com uma velocidade operacional de 560 quilómetros por hora e uma altitude mínima de largada de 50 metros.»

in Público.pt, 16.07.2007

Reparei que na secção "Controvérsias", nos artigos transcritos, não assinalam o texto transcrito com aspas ou outra qualquer forma de sinalização. Terá que ver com o contexto específico dessa secção?

Há um pormenor que acho importante ser mencionado: geralmente o título do texto a ser transcrito (notícia, artigo, etc.) é o link para se aceder à página/quadro onde se encontra o texto.

Só mais um pormenor, independentemente do "estilo" dos exemplos que apresentei, o nome da publicação, na fonte, tem necessidade de vir entre aspas/comas?

Pergunto para duas formas possíveis: nome da publicação com link (e formatação habitual: sublinhado, alteração de cor, etc.) e nome da publicação sem link.

Em relação a fontes de imagens, colocadas com o texto transcrito, ou mesmo foto-reportagens independentes de qualquer texto, como devo proceder?

Agradeço desde já a vossa atenção.

Resposta

A pergunta do consulente divide-se em duas partes:

1. Como fazer a indicação da fonte de citações de textos da Internet na Internet?

2. Em que casos é que se deve usar aspas?

1. Quando se faz a citação de um texto, na sua totalidade ou não, deve-se indicar a fonte. A indicação da textos na Internet não é muito diferente da citação de textos noutros meios. Idealmente, deverá incluir o autor do texto, o título citado, o sítio de onde foi retirado e a data. A Internet permite que esta indicação se faça por meio de link directo para a publicação ou texto em causa, se este estiver disponível em linha. Porém, é também possível indicar o nome do sítio e o respectivo endereço electrónico. Desta forma, se estiver a citar este texto do Ciberdúvidas, pode ter, por exemplo:

Carvalho, Nuno. A citação de textos na Internet, in Ciberdúvidas, 25/9/2007.
Carvalho, Nuno. A citação de textos na Internet, in Ciberdúvidas (disponível em: www.ciberduvidas.pt), 25/9/2007.

É preciso ter em conta, no entanto, que a Internet é um espaço informal, não havendo ainda regras muito definidas para estas questões (sobretudo quando se trata de fóruns, que são espaços destinados à participação do público e, por isso, sem grandes preocupações de estilo ou rigor). Dada a facilidade com que se pode seguir o link dado, não é incomum que apareça apenas «in Ciberdúvidas» ou «in Ciberdúvidas, 25/9/2007» com um link directo para o texto em causa. Este caso é ainda mais normal quando se faz uma citação de um jornal (como o que o consulente usa nos seus exemplos), que pode não ter o nome do autor.

2. As aspas tornam-se necessárias se a citação for feita no meio de um outro texto, e devem englobar todo o corpo do texto transcrito, independentemente de este ser título ou não. Assim, se estiver a escrever um texto e achar conveniente incluir, dentro desse texto, uma citação alheia, deve fazer aquilo que indica no exemplo 3. Se, por outro lado, o objectivo for apenas disponibilizar um texto alheio, como é o caso da secção Controvérsias do Ciberdúvidas, basta indicar a fonte no fim do texto transcrito. O nome da publicação não tem necessidade de vir entre aspas.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa