DÚVIDAS

Siglas no plural

– As siglas podem/devem escrever-se com s no "plural"? Ex.: as DREs, as ONGs
... ou as siglas não necessitam de plural?
– A aceitar-se este s final, deve haver algum sinal anteposto, seja ponto abreviativo ou apóstrofo, como começa a ser corrente encontrar-se? Ex.: 3R's ou CD's etc.
Trabalho num serviço que transcreve manuais escolares para braille e, num manual de Geografia, surgiu a expressão "política dos 3R's", que suscitou debate devido à sua representação em braille. Como professora de Português, entendi que: a) uma sigla não necessita de plural mas, a usar-se, b) nunca seria com apóstrofo anteposto, já que este significa supressão de vogal, o que não é o caso. No entanto, este apóstrofo começa a generalizar-se em registos diversos.
Vejo que concorda quanto ao plural, mas não se pronuncia directamente sobre a utilização do apóstrofo. Pode dar o seu entendimento?

Resposta

Confirmo que as siglas não se pluralizam. O plural pode ser indicado pelo artigo (no caso das letras é costume duplicá-las para representar o plural: `política dos RR´). Eu escreveria, por exemplo `os CD-ROM´.

Quanto ao apóstrofo, apenas é utilizado para supressão de vogal antes de outra vogal e foi banido em muitas utilizações frequentes no passado. Não faz sentido usá-lo presentemente antes de s para pluralizar as siglas (o apóstrofo é definido como sinal de elisão...). Aberto que sou à inovação na língua, esta, porém, parece-me francamente desaconselhável.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa