Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal os temas centrais são dois livros, um dedicado aos estudos comparados das literaturas em português e outro, ao enquadramento destas, designadamente, da literatura de Portugal, pela história global.  

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 29 de agosto, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 31 de agosto, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  6 de setembro, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Algumas questões de gramática e as variedades não dominantes do português estão em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 22 de agosto, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 24 de agosto, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  30 de agosto, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal, retomam-se dois temas já abordados em 2025: literacia de leitura literária nas escolas secundárias de Moçambique e as línguas minoritárias em Portugal

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 15 de agosto, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 17 de agosto, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  23 de agosto, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

O livro 100 Maneiras de Melhorares o teu Português – O livro que te vai ajudar a escrever sem erros    e um balanço do 16.º Encontro Nacional da APP são os temas principais dos programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 1 de agosto, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 3 de agosto, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  9 de agosto, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Guia de Leitura destinado aos professores que lecionam Português como Língua Não Materna (PLNM) e o livro 100 Maneiras de Melhorares o teu Português constituem os temas em destaque nos dois programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 25 de julho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 27 de julho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  2 de agosto, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos dois programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal, são temas centrais o Guia de Leitura destinado aos professores que lecionam Português como Língua Não Materna (PLNM) e o 15.ª Conferência Internacional em Lexicografia e Lexicologia Histórica

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 18 de julho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 20 de julho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  26 de julho, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

*Hora oficial de Portugal continental.
Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos dois programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal, são temas centrais o pluricentrismo do português e a 15.ª Conferência Internacional em Lexicografia e Lexicologia Histórica, que decorreu na Academia das Ciências de Lisboa (ACL), de 24 a 27 de junho de 2025. 

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 11 de julho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 13 de julho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  19 de julho, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.
 
*Hora oficial de Portugal continental.

 

 

nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Diversos tópicos da gramática e o debate sobre a variação e a norma do português do Brasil constituem os temas que preenchem os dois programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal:

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 4 de julho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 6 de julho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  12 de julho, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.
 
*Hora oficial de Portugal continental.

 

 

 

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

O pluricentrismo da língua portuguesa nos países africanos onde é língua oficial e os exames de Português realizados no final do ano letivo em Portugal são os temas principais dos dois programas que a Associação Ciberdúvidas produz para a rádio pública de Portugal.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 27 de junho, pelas 13h20* (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 29 de junho, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte,  5 de julho, às 15h30*). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.
 
*Hora oficial de Portugal continental.

 

 

Um ano desafiante, de trabalho intenso

No decurso do ano letivo de 2024-2025, o portal do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa registou um total de 8 300 000 visualizações, associados a um total de 4 900 000 utilizadores. Quanto ao seu acervo, contam-se perto de 39 000 respostas, no Consultório, e mais de 13 000 artigos Na 1.ª Pessoa, em Montra de Livros e outras rubricas.