Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Os programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa têm o Português Língua de Herança e o V centenário de Camões como temas em destaque.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 22 de março, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 24 de março, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 30 de março, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 18 a 22 de março

As palavras em vias de extinção é o tópico central das emissões de 18 a 22 de março de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o tradutor Gonçalo Puga.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas principais são o projeto Viajar com Livros e a aprendizagem da apresentação oral. 

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 15 de março, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 17 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 23 de março, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 11 a 15 de março

A versatilidade no uso da voz. Este é o mote das emissões de 10 a 15 de março de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o ator Ricardo Carriço.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em foco são a oralidade no ensino de PLNM e o ensino de Português Língua de Herança (PLH) como língua pluricêntrica.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 8 de março, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 10 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 16 de março, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 4 a 8 de março

Uma homenagem aos habitantes do Casteleiro, distrito da Guarda: aos que não aprenderam a ler e aos que leem as cartas a quem precisa. Este é o mote das emissões de 4 a 8 de março de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). A convidada é a escritora e jornalista Catarina Gomes.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas centrais são as orações subordinadas e a função dos aforismos num texto escrito.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 1 de março, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 25 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 2 de março, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

No programa Palavras Cruzadas, de 26 de fevereiro a 1 de março

A boa comunicação oral, os seus princípios e as suas máximas são o tema das emissões de 26 de fevereiro a 1 de março de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). A convidada é a filóloga e professora Maria Regina Rocha.

* Hora oficial de Portugal continental.

Nos programas Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas em destaque são o ensino de Português Língua Não Materna e a elaboração de um manual escolar

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, 23 de fevereiro, pelas 13h20 (repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português tem emissão na Antena 2, no domingo, 25 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 2 de março, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui.

 

No programa Palavras Cruzadas, de 19 a 23 de fevereiro

A linguagem da concorrência é o principal tema das emissões de 19 a 23  de fevereiro de 2024 do programa Palavras Cruzadas, realizado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 (de segunda a sexta, às 09h50* e às 18h50*). O convidado é o economista e professor universitário Abel Mateus, primeiro presidente da Autoridade da Concorrência.

* Hora oficial de Portugal continental.