Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

A elaboração de uma norma-padrão moçambicana da língua portuguesa e um curso de escrita criativa numa universidade de Lisboa constituem os principais temas dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

O programa Língua de Todos,  vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 8 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00).  O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 9 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 15 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aquiaqui.

 

Trovoada de Ideias promovida pelo ISCTE

Contribuir para a inclusão linguística e social dos estudantes dos PALOP no contexto académico é o objetivo central desta iniciativa, apresentada numa conferência marcada para o dia 5 de fevereiro de 2020, entre as 9:00 e as 18:00, no ISCTE

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas centrais da presente semana são os empréstimos lexicais bantos no português oral de Luanda e o ensino-aprendizagem do português em contexto pedagógico interdisciplinar.

O programa Língua de Todos,  vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 31 de janeiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 1 de fevereiro, depois do noticiário das 09h00).  O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 2 de fevereiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 8 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aquiaqui.

 

Uma versão para dispositivos móveis

O Scrabble GO, versão oficial do Scrabble para dispositivos móveis, passa a estar disponível com suporte para a língua portuguesa e verificação de palavras através do Dicionário Priberam.

Glossário digital de 329 termos e expressões antigas

O que é um amanhador? E o bandaço? E escuchar  um carapau?  E uma pessoa escorva? E uma ouriçada quer dizer o quê? Finalmente: levar uma tuna que sentido tem na na vox populi dos sineenses? O que querem dizer estes e outros mais de 300 termos e expressões antigas das gentes do concelho de Sines – um léxico com influência de muitas proveniências ( que não só locais) e conforme a sua relação com a atividade agrícola (terra)  piscatória (mar) – encontra-se acessível num glossário organizado pelArquivo e Biblioteca Municipal de Sines e a Universidade de Évora. Este trabalho, onde se casam as expressões suportadas por imagens ilustrativas,  encontra-se disponível via Internet e é de consulta gratuita. Aqui.

Português contemplado em mapa interativo

O maior banco de dados do mundo de associações lexicais entre línguas – disponível na plataforma CLICS – concebeu um mapa interativo onde é possível fazer a comparação de diferentes palavras em redor do planeta que têm o mesmo significado. O português é um dos idiomas contemplados.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A relação entre o português e o cabo-verdiano em Cabo Verde e a escrita de diálogos são os temas centrais da presente semana nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

O programa Língua de Todos,  vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 24 de janeiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 25 de janeiro, depois do noticiário das 09h00).  O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 26 de janeiro, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 1 de fevereiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aquiaqui.

 

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Questões da língua, do léxico à pontuação, e a realização em 8 e 9 de janeiro de 2020, em Lisboa, do Seminário anual do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua são os temas centrais dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

O programa Língua de Todos vai para o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 17 de janeiro, pelas 13h20* (é repetido no sábado, dia 18 de janeiro, depois do noticiário das 09h00).  Por seu lado, o  Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 19 de dezembro, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 25 de janeiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aquiaqui.

14 milhões de visitas em 2019, 45 mil textos de consulta permanente

Criado no dia 15 de janeiro de 1997 pelos jornalistas João Carreira Bom (1945 – 2002) e José Mário Costa, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa chegou, no último ano, a mais de 14 milhões de pessoas interessadas em saber mais e melhor sobre o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A publicação do Manual de Comunicação  do Comité Olímpico de Portugal legado do linguista português Joaquim Fonseca, professor na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e o legado do linguista português Joaquim Fonseca (1941–2019) estão em destaque, nesta semana, nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa,

* O programa Língua de Todos vai para o ar na  RDP África na sexta-feira, 10 de janeiro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 11 de janeiro, depois do noticiário das 09h00).  O programa Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 12 de janeiro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 18 de janeiro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aquiaqui.