Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Algumas particularidades do português luandense e a interdisciplinaridade no sistema de ensino português são os temas centrais dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.

* Ambos os programas ficam disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa acolhe encontro evocativo da linguista portuguesa

Maria Henriqueta da Costa Campos (1929-2004), que foi professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), desenvolveu investigação sobre o funcionamento da língua, da coloquialidade até à expressão literária, com vista à sua modelização teórica. No ano de 2019 comemoraria 90 anos, e o Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa (CLUNL) presta-lhe homenagem em 11/07/2019, nas instalações da FCSH-UNL, com a organização de uma oficina intitulada "Sei um ninho", à volta do tema Linguística e Texto Literário .

* Trata-se do primeiro verso do poema Segredo, do poeta português Miguel Torga (1907-1995).

Balanço do ano letivo de 2018/2019 do ensino de PLNM e PLE

A Ciberescola da Língua Portuguesa e os Cibercursos da Língua Portuguesa terminaram as atividades letivas referentes a 2018/2019. Foram envolvidos  perto de 150 alunos, nestas  duas plataformas dinamizadas pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

O Festival Literatura-Mundo na ilha cabo-verdiana do Sal e as provas de aferição do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico de Portugal são os temas centrais do programas que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Curso de português para imigrantes e refugiados na Universidade de São Paulo

Num mundo em que a situação de refúgio tem sido recorrente e onde o fenómeno de migração é uma realidade, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, no Brasil, promove cursos de língua portuguesas para pessoas refugiadas  e imigradas no país de forma a que estas se integrem mais facilmente no país, sendo que para isso o domínio da língua do país de acolhimento é uma grande ajuda. Neste caso em concreto, a FFLCH vai abrir inscrições para um curso avançado de conversação e escrita de língua portuguesa. 

 

Visa a promoção dos hábitos de leitura em contexto familiar

Clube de LeYtura entrega todos em meses em casa dois livros adequados à idade dos leitores (dos 0 aos 13 anos). A seleção das obras é da responsabilidade de escritores portugueses de literatura infanto-juvenil. Uma iniciativa que visa a promoção da leitura em ambiente familiar. 

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

A digitalização dos acervos das riquíssimas bibliotecas dos grémios literários de Belém do Pará, do Recife e de Salvador da Bahia  e a XIV Reunião Ordinária da Comissão Científica do IILP, realizada em Cabo Verde de 27 a 29 de maio, são os destaques dos programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portugues para a rádio pública portuguesa.

* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Realizada na cidade da Praia, de 27 a 29 de maio de 2019

A marcação da primeira reunião do  Conselho de Ortografia da Língua Portuguesa no Porto, em outubro  próximo,  e a definição de mecanismos para a entrega e a validação urgentes dos Vocabulários Ortográficos Nacionais em falta – de Angola, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe –, para integrarem o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, são duas decisões  da XIV Reunião Ordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), realizada na capital de  Cabo Verde, de 27 a 29 de maio de 2019.

 

O comunicado  oficial a seguir, na íntegra.

nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

O Programa de Mobilidade Académica Paulo Freire-PALOP, dinamizado pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) em Portugal, e a digitalização dos acervos das riquíssimas bibliotecas dos grémios literários (ou gabinetes de leitura) de Belém do Pará, do Recife e de Salvador da Bahia são os temas principais dos programas de rádio produzidos pelo Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa.

* Os programas Língua de Todos e Páginas de Português ficam disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Faculdade das Ciências Sociais e Humanas da UNL acolhe em junho a 12.ª edição da ARLE

A 12.ª edição da International Association for Research in L1 Education (ARLE – Associação Internacional para a Investigação em Ensino de L1), realiza-se em Lisboa, de 24 a 28 de junho de 2019, com organização do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, .