Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Países Baixos passa oficialmente a ser o único nome correto

Até agora, Holanda ou Países Baixos eram os dois nomes do país europeu que fica a norte da Bélgica. Mas, a partir de 1 de janeiro de 2020, a segunda expressão será oficialmente a única correta, obrigando as empresas, as embaixadas, os ministérios, os municípios e as universidades a referirem-se ao Estado conhecido pelos vastos campos de tulipas como Países Baixos.

Notícia publicada pelo jornal digital Observador em 1 de janeiro de 2020.

Dívida ao IILP ascende aos 600 mil euros

Oito dos nove países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) estão em incumprimento, e há Estados-membros que nunca pagaram nada. Entretanto, a Guiné Equatorial, quase seis anos depois de ter entrado na CPLP,  continua sem uma versão em português da sua página oficial.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

 A poesia do cabo-verdiano Eugénio Tavares, bilingue do crioulo e do português na sua obra, a influência do galego  na nossa língua e o Manual de Comunicação do Comité Olímpico de Portugal em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa da presente semana.

* O programa Língua de Todos vai para o ar na  RDP África na sexta-feira, 27 de dezembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 28 de dezembro, depois do noticiário das 09h00).  O programa Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 29 de dezembro, pelas 12h30* (com repetição no sábado seguinte, dia 4 de janeiro de 2020, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.

Na rádio pública portuguesa

Questões de bem falar abordadas no programa Em Nome do Ouvinte, do provedor da rádio pública portuguesa, João Paulo Guerra​, com a professora Sandra Duarte Tavares​.

[Emissões transmitidas na Antena 1, nos dias 1320/12/2019.]

No 150.º aniversário do nascimento de Gandhi

A participação do primeiro-ministro português António Costa  – e porquê –  nas Comemorações do 150.º aniversário de Gandhi (1869-1948) evoca um outro relacionamento histórico: o linguístico.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Na presente semana, os programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa dão relevo ao valor cultural e económico do português, bem como à situação de Portugal de acordo com a avaliação do relatório PISA da OCDE.

* O programa Língua de Todos vai para o ar na  RDP África na sexta-feira, 20 de dezembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 21 de dezembro, depois do noticiário das 09h00).  O programa Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 22 de dezembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 29 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.

O exoplaneta agora baptizado foi descoberto por uma equipa liderada pelo astrofísico português Nuno Santos.

Lusitânia e Viriato foram os nomes escolhidos para a estrela e para o exoplaneta, respetivamente, atribuídos a Portugal.

Os 24 vocábulos mais pesquisados no Dicionário Priberam

Uma lista de 24 palavras dá conta de como se viu e acompanhou, em Portugal, o desenrolar do ano de 2019. Uma iniciativa  da empresa Priberam e da agência de notícias Lusa, que, para o efeito, criaram um sítio eletrónico – oanoempalavras.pt.

20 anos depois da transferência para a administração chinesa

Passados 20 anos desde que a região autónoma de Macau passou para a soberania chinesa, a língua portuguesa continua a ser importante, e o número de habitantes que procura aprendê-la tem aumentado, especialmente na última década.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas de rádio que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa têm destaque na presente semana um curso para professores de Português como Língua Estrangeira/não Materna realizado nos finais de novembro de 2019 e a publicação de um livro do escritor e embaixador brasileiro Lauro Moreira, inspirado em Machado de Assis.

* O Língua de Todos vai para o ar na  RDP África na sexta-feira, 13 de dezembro, pelas 13h20* (repetido no sábado, dia 14 de dezembro, depois do noticiário das 09h00).  O Páginas de Português é transmitido pela Antena 2, no domingo, 15 de dezembro, pelas 12h30* (é repetido no sábado seguinte, dia 21 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.