Com a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico, já adotado em Portugal no ensino básico e secundário, inúmeras obras de consulta vocacionadas para estudantes, estudiosos e usuários em geral da língua portuguesa tratam de adaptar-se à nova grafia. É o caso do Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, de Magnus Bergström e Neves Reis, que, ao chegar à 50.ª edição, se apresenta em conformidade com a referida reforma.
A atualização ortográfica coube a Guilherme Ayala Monteiro e, na parte linguística, o trabalho da equipa da Universidade Nova de Lisboa foi coordenado por Maria Henriqueta Costa Campos.
Desde a sua 1.ª edição, em 1955, pela Empresa Nacional de Publicidade (uma das designações da empresa detentora do Diário de Notícias), o Prontuário Ortográfico tem sido uma obra de referência no género, capaz de se adaptar aos tempos, independentemente da mudança de casa editorial (agora tem a chancela da Casa das Letras). Um sinal disso mesmo é a incorporação de vocabulário SMS e de listas de smileyse de abreviaturas para correio eletrónico e SMS, entre outras novidades.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações