DÚVIDAS

Os naturais da ilha do Pico (Açores, Portugal)
Sou natural da ilha do Pico, nos Açores, e sempre me ensinaram que eu sou "picoense" ou "picaroto". A corroborar esta ideia existem na ilha do Pico diversas entidades que utilizam o gentílico "picoense", tais como: «Panificadora Picoense», «Farmácia Picoense», «Electrificadora Picoense», etc. Também a comunicação social local refere sempre os naturais da ilha como "picoenses" (a grande maioria das vezes) ou "picarotos" (apenas algumas vezes). No entanto, ao consultar o dicionário (Porto Editora) descobri que o único gentílico lá indicado era "picuense", que confesso que nunca tinha lido em mais nenhum lugar. A minha dúvida é saber quais são os gentílicos correctos. Muito obrigado e continuação de bom trabalho.
A obrigatoriedade do ponto de interrogação
Tenho dúvidas quanto à obrigatoriedade da colocação do ponto de interrogação no final das frases que se seguem, concretamente, depois de «coisa» e depois de «então». «Que fazer quando nos falhar isto? Ou pior: quando se nos faltar outra coisa.» «Que fazer então? Quando se nos falhar isto, ou pior: quando se nos faltar outra coisa.» Podemos ter esta alternativa abaixo? «Que fazer então... quando se nos falhar isto, ou pior, quando se nos faltar aquilo.» Obrigado e parabéns pelo vosso trabalho.
Sobre conjugação pronominal e uso enfático do pronome complemento
Solicito a vossa preciosa ajuda para a apreciação da conjugação do verbo entre parênteses, no texto seguinte: «Uma nota para este novo desafio e outros que teimarem em aparecer. Se não teimarem, nós [obrigamo-los].» Inicialmente, conjuguei assim: «Se não teimarem nós [obrigamos-os].» Conjugando este verbo no presente do indicativo, na 1.ª pessoa do plural com reflexo nas três pessoas do singular e nas três pessoas do plural, temos: «nós obrigamos-te, a ti»;«nós obrigamos-a, a ela» (ou «nós obrigamo-la, a ela»?)«nós obrigamos-nos, a nós» (ou «nós obrigamo-nos, a nós»?); «nós obrigamos-vos, a vós» (ou «nós obrigamo-vos, a vós»?);«nós obrigamos-as, a elas» (ou «nós obrigamo-las, a elas»?)   Embora não me pareça muito regular, em relação à 1.ª pessoa do singular, eu diria: «nós obrigamos-me, a mim.» Desde já obrigado pela vossa preciosa ajuda.
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa