DÚVIDAS

Uma frase de A. Herculano: «quis na coisas filológicas»

Ao prefaciar o Dicionário Etimológico Resumido da Língua Portuguesa do prof. Antenor Nascentes, o prof. Celso Ferreira da Cunha escreveu isto (mantendo-se a grafia da época):

«Ao chegar a êste ponto de uma vida inteiramente devotada à ciência [...], o professor Nascentes teria o direito de exclamar, aplicando ao seu campo de atividade a célebre frase de Herculano: "Fui um homem que quis nas coisas filológicas".»

Qual é o significado de querer como consta na frase citada por Celso, uma vez que o verbo, no contexto em questão, rege uma peculiar preposição em?

Já procurei em diversos dicionários, e não encontrei uma definição satisfatória; suponho que o verbo "querer", na frase, assuma o mesmo sentido de «realizar-se», mas não tenho a certeza.

Desde já, agradeço: aprecio muito a iniciativa do Ciberdúvidas!

Resposta

Não se encontrou registo desta construção de querer nos dicionários de referência1.

Contudo, depreende-se que na frase em questão, que é uma citação de Alexandre Herculano (1810-1877), o verbo significa o que é sugerido na pergunta: «quis (realizar-se)» ou «quis (afirmar-se)». 

A expressão em questão ocorre também com variantes: «um homem que quis nas coisas linguístico-literárias»; e «um homem que quis nas coisas literárias», segundo informação de um trabalho académico2 que não foi aqui possível confirmar noutra fonte.

1 Foram consultados os seguintes dicionários: PriberamInfopédiaHouaiss e Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.

2 Ana Maria da Silva, Itinerários da produção intelectual de Antenor de Veras
Nascentes na comunicação científica, tese de mestrado, UFRJ/IBICT, 2012, p. 52.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa