DÚVIDAS

Tronqueiras e tranqueiras

Qual o termo mais correcto para designar as cancelas que cerram as ruas aquando das largadas de toiros? Pergunto isto porque, sendo eu de Vila Franca de Xira, terra de largadas de toiros pelas ruas, sempre me habituei a ouvir dizer "tronqueiras" e, no entanto, pela leitura de alguns dicionários, parece-me mais correcta a utilização de "tranqueiras".

Obrigado pela atenção dispensada.

Resposta

O regionalismo tronqueira (de tronco + -eira) quer dizer «cada um dos madeiros verticais onde encaixam as extremidades das varas de uma cancela ou portada». Também há o regionalismo tronqueiro, que é «aquele que corta árvores». Quanto a tranqueira, trata-se de «cercado de madeira para fortificar; estacada; buraco na parede para meter a extremidade da tranca» e, como regionalismo, de «ombreira da porta». Por sua vez, tranqueiro é «cada uma das escoras que sustentam a prancha que se quer serrar com serra braçal» ou, como regionalismo, «ombreira da porta». No plural (tranqueiros), trata-se de «pedras laterais da porta do forno». [Cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora]

O Dicionário Eletrônico Houaiss também nos dá mais ou menos os mesmos significados. Diz que tronqueira é, como regionalismo do Sul do Brasil e dos Açores, «cada uma das estacas grossas que sustentam as varas de porteira ou cancela; mourão, tronqueiro», e tranqueira, «cerca de madeira feita de estacas, que se destina a fortificar algum ponto; tranquia» ou o «mesmo que trincheira», além de «abertura nas paredes laterais da porta, onde se encontram as extremidades da tranca com as quais se mantém segura a porta». Depois, ainda nos informa de outras acepções de tranqueira como regionalismo (por exemplo, de São Paulo, Brasil, «pilha de troncos ou galhos secos de árvore, no meio da mata, ou impedindo o trânsito» e de Portugal, «ombreira da porta» e «pedra alta»).

De tudo isto, só por extensão de sentido é possível considerar tronqueiras (ou tranqueiras) a designação adequada para «as cancelas que cerram as ruas aquando das largadas de toiros».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa