DÚVIDAS

Traços dos casos latinos no Português

Enquanto estudante na área científico-natural, 'declinações' foi palavra que sempre associei ao desagrado de alguns colegas em aprender Latim. Hoje, primeiro por força das circunstâncias, e depois por curiosidade, falo Alemão e aprendo Russo, ambas línguas contendo 'casos' e requerendo declinações.
Tenho procurado insistentemente informação acerca não só de resíduos na língua portuguesa, mas também da relação (?) entre os casos e os vários pronomes e determinantes, até ao momento sem sucesso.
Gostaria então de perguntar:
– foram apagados todos os traços dos casos encontrados no latim na nossa língua, ou restam elementos que, mais do que a simples utilização deste ou daquele caso, exigem uma aproximação formal?
– Nominativo, Acusativo, Dativo, Genitivo, Instrumental e Prepositivo: são os casos na língua russa. Tenho grande dificuldade em saber quando aplicá-los.
Pode-se ir ao ponto de dizer: grosso modo, Dativo equivale ao uso dos pronomes possessivos, Acusativo aos pessoais, Genitivo aos demonstrativos?

Resposta

Vou tentar responder-lhe sucintamente, servindo-me do meu livro O Português entre as Línguas do Mundo (Situação. História. Variedades), Coimbra, Livraria Almedina.
Há muitos traços dos casos latinos em português, designadamente nos pronomes. Entre outros, eu de ego, tu de igual termo latino, ele de ille, ela de illa-, si de sibi, se do igual se em latim, mim (antigo mi) de mihi, ti de tibi, me do igual me do latim. Isto só nos pronomes pessoais, umas vezes do nominativo, outras do dativo, outras ainda do ablativo e do acusativo. Em latim não havia instrumental nem prepositivo, mas existiam ainda restos de locativo, além do vocativo. Nos possessivos, temos, por exemplo, meu de meu-; nos demonstrativos, este de iste, esta de ista, isto de istud, esse de ipse, essa de ipsa, isso de ipsu-. A equivalência final que apresenta é que não está correcta, não há correspondência por casos a certos tipos de pronomes, isso é pura fantasia.

 

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa