Todo, tudo, é que, só que, etc.
As minhas questões prendem-se com classificação morfológica, porque uma das coisas que tenho de fazer é exactamente classificar palavras, mas como não estou a trabalhar com portugueses, às vezes, oiço afirmações de tipo generalista que me colocam sérias dúvidas; do género: antes de pronome não há artigo definido! Quando fiz a pesquisa no vosso sítio agi de duas maneiras: colocando a palavra em questão na janela de pesquisa ou então escrevendo a categoria morfológica a que pertence e nunca me satisfizeram os resultados a ponto de conseguir respostas para as questões que se seguem:
1 – «Em todo o mundo se fazem festas.» – Todo é um determinante indefinido?
2 – «Tudo isto foi retransmitido em écrans gigantes.» – Tudo é um pronome
indefinido e isto é um pronome demonstrativo?
3 – «Todos quantos passaram lá por casa, tiveram direito a uma prenda.» – Todos é um determinante indefinido? E quantos? Um pronome indefinido?
4 – «As meninas vestidas de branco estavam junto ao altar.» - Branco é um nome?
5 – «Fiz as malas com tempo, só que tenho sempre de me esquecer de alguma coisa.» – Só é um advérbio? E que? É uma conjunção de coordenação?
6 – «Eu é que tomei a iniciativa.» – Como classificar este que? Tanto quanto sei a expressão permite realçar o sujeito, mas não consigo classificar o 'que'.
Grata pela atenção dispensada e por todos os esclarecimentos que eventualmente me possam prestar.
