Antes de mais, importa ter em conta que a simplicidade de qualquer definição pode facilitar a apropriação da mensagem, mas não dispensa o envolvimento nem a pesquisa pessoal se se pretende uma aquisição de conhecimento eficaz. São muitos os processos que podem ser desencadeados para garantir esse envolvimento. Por exemplo, começar por ver quais os significados que o dicionário aponta para estes termos ou outros que lhes são próximos. Estou a pensar, por exemplo, em situacionalidade, que poderá não ocorrer num dicionário comum, mas nesse dicionário encontrará, com certeza, situação e situacional. Depois, importa tentar identificar o sentido específico que as palavras adquirem em áreas do saber específicas. Para a maioria dos termos que procura, um recurso possível — entre tantos outros que a Internet coloca, hoje, ao nosso dispor — é o Dicionário Terminológico, na parte C, Análise do Discurso, Retórica, Pragmática e Linguística Textual.
O compulsar destas ferramentas vai permitindo ao estudante aperceber-se da complexidade das questões e vai facilitando uma apropriação eficaz.
Dito isto, tentarei explicar cada um dos termos em causa.
Coerência
Um texto é coerente se leitor o reconhecer como possível na realidade que retrata. Por exemplo, se se tratar de um conto que fale do Pólo Norte, não será lógico ver as personagens em biquíni. Os aspectos que contribuem para a coerência de um texto passam pela associação a um (ou vários) lugar onde as personagens se movem e agem de acordo com o tempo e com a situação em que são colocadas. O recurso a advérbios de tempo e de lugar e os próprios tempos verbais, bem como a descrição dos lugares e o comportamento das personagem, são aspectos que contribuem para a coerência textual. A coerência faz, assim, a conexão, ou ligação, cognitiva, ou conceptual, entre o que é dito e o mundo real.
Coesão
Da mesma forma que a coerência nos permite acreditar num texto porque ele retrata uma realidade como sabemos, ou imaginamos, que ela seja, a coesão está presente na forma como as palavras se organizam em frases e estas em blocos maiores para construir um texto. O recurso a pronomes, a sinónimos ou a formas diversas de designar uma mesma entidade contribui para tornar um texto coeso, bem articulado. Também os conectores em geral reforçam a coesão de um texto. Duas frases seguidas, sem qualquer ligação entre elas, não fazem um todo coeso. Mas se as ligarmos criando entre elas uma relação, então estamos a criar coesão.
Intencionalidade
Quando alguém escreve um texto, fá-lo tendo em conta um determinado objectivo, uma dada intenção. É tendo por base essa intenção que vai escolher a estrutura do texto, a sua articulação, etc. Por exemplo, se pretender escrever uma mensagem de correio electrónico a dar uma notícia, articulará o texto de forma diferente do que se pretender fazer um convite ou um pedido.
Aceitabilidade
Da mesma forma que a intencionalidade se centra no autor do texto, a aceitabilidade centra-se no seu receptor. Ao ler o texto, ele vai formular juízos de valor sobre esse texto e vai reconhecê-lo, ou não, como coeso e coerente. Se o texto introduzir um grupo de turistas em biquíni no Pólo Norte, o mais certo é o leitor não o aceitar como “verdadeiro” ou coerente…
Situacionalidade
Todo o texto é produzido num determinado momento para um determinado fim. O momento em que é escrito e o objectivo com que é escrito constituem, entre outros elementos, a situação ou contexto. O texto deve conter marcas que permitam identificá-lo como pertinente face ao contexto. Por exemplo, se se pretender dar os pêsames a alguém, não convirá fazê-lo usando palavras como regozijo, prazer, etc.
Intertextualidade
Da mesma forma que cada um de nós é fruto das experiência de vida que tem e isso se reflecte na nossa forma de agir, também o que o autor de um texto conhece de outros textos e de outras formas de escrever influencia a forma como escreve. Muitas vezes traz esse conhecimento directa ou indirectamente para o texto, ligando-o assim a outros. Por exemplo, se alguém começar um texto com expressões como «Naquele tempo…», estamos perante uma referência clara a textos bíblicos. Ou, se se disser de uma personagem que é uma verdadeira cinderela, faz-se a ligação ao conto respectivo, etc.
Informatividade
Por informatividade entende-se a quantidade de informação e de situações novas e inesperadas que existam num texto. Um texto com elevada informatividade é um texto de fácil leitura e que cativa o leitor.