DÚVIDAS

Sobre a poiética

«A Poiética refere-se ao conjunto de estudos que versam sobre a instauração da obra, notadamente da obra de arte. Desta forma a Poiética não diz respeito à apreensão ou análise da obra-feita, nem da obra-por-fazer, mas sim à obra-no-acto-de-fazer, ou seja, é uma reflexão sobre o que está em obra na obra.»

Isto está errado?

Obrigada.

Resposta

É difícil responder à sua pergunta, uma vez que se reporta a um vocábulo que pertence a uma terminologia, por sua vez, enquadrada numa dada proposta ou perspectiva teórica. Deste modo, tudo pode depender do contexto em que a passagem ocorre, podendo, por outro lado, haver outros pontos de vista que a contradigam.

No entanto, a definição de poiética apresentada na resposta afigura-se-me como a mais corrente em filosofia, se se tratar de uma forma alternativa a poesis, termo criado por Aristóteles. Se assim é, a definição de uma será também válida para a outra: «[poiesis é] a actividade de criar ou de fazer; produção artística.» (Dagobert D. Runes, Dicionário de Filosofia, Lisboa, Editorial Presença, 1990.)

Existe também o termo poiético, «que diz respeito à produção ou às artes da produção; p. ex., o conhecimento poiético em oposição ao conhecimento prático e teorético» (idem; ver também Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa