DÚVIDAS

Sobre a palavra recorrência

Em português, é lícito usar a palavra recorrência para se referir a cada uma daquelas festas e comemorações religiosas e cívicas que sempre se repetem a cada ano, tais como Natal, Ano Novo, Páscoa, Carnaval, 7 de Setembro (Independência do Brasil), Primeiro de Dezembro (Restauração da Independência, de Portugal), bem assim às antigas festas religiosas pagãs, como saturnais, mercurália, agonália, etc.?

Agradecidíssimo sempre e sempre.

Resposta

O Dicionário da Língua Portuguesa Novo Aurélio apresenta para o termo recorrência vários significados, de entre os quais seleccionei: «1. Acção de recorrer. 2. Med. Reaparecimento de sintomas de moléstia após a remissão deles. 3. P. ext. Reaparecimento periódico ou frequente de fato ou fenômeno.»

Podemos então verificar que se trata de um termo médico cujo significado se estendeu ao uso comum da língua, como acontece muitas vezes na evolução das palavras.

Tanto quanto sei, os termos recorrência e recorrente vêm normalmente associados a determinados fenómenos ou factos (sismos, doenças, situações, comportamentos...) cujo ressurgimento é previsível, mas não ligado a datas precisas.

Assim, pela minha experiência de falante, em relação aos acontecimentos que refere, eu usaria sem problemas a palavra repetição, mas com bastantes dúvidas a palavra recorrência

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa