Ressonante, ao contrário do que diz, vem «do lat[im] resonante-, part[icípio] pass[ado] de resonāre». Quanto a ressono, que quer dizer «acto ou efeito de ressonar; ronco; sono profundo e demorado», é «deriv[ação] regr[essiva] de ressonar». Ressonante significa «que tem ressonância; que ressoa; que produz eco; retumbante; que ressona» [cf. Dicionário da Língua Portuguesa 2003, da Porto Editora].
O Dicionário Eletrônico Houaiss diz que ressonante (do «lat[im] resŏnans, āntis part[icípio] pres[ente] de resonāre "fazer eco, repetir o som de, ressoar"») é o «mesmo que ressoante», mas é de notar que ressoante e o verbo donde deriva, ressoar, não abrangem o significado de «roncar».
Note-se, portanto, que ressonante e ressoante são palavras que se relacionam pela etimologia a ressonar e ressoar, respectivamente, e não por um qualquer processo de formação de palavras activo no presente. No entanto, pode-se argumentar que os adjectivos com origem em particípios presentes latinos (forma hoje aparentemente extinta) existem em tal número que permitem distinguir composicionalmente um sufixo -nte . Nesse caso, classificaremos ressonante e ressoante como adjectivos derivados cuja base é um tema verbal: ressona- + -nte = resssonante; comove- + -nte = comovente.