O termo principal não é aceite na subordinação, nem é unânime a sua aceitação, nem mesmo do termo coordenante, no caso da coordenação. Segundo a Nova Terminologia Linguística, as frases complexas podem ser coordenadas – nome que se dá a qualquer das frases envolvidas na coordenação – subordinantes e subordinadas.
No caso da coordenação dir-se-á apenas que elas são coordenadas ou que a frase que não contém a conjunção é o primeiro membro da coordenação, sendo a que contém a conjunção o segundo membro. Não se surpreenda, prezada consulente, se vir, aqui ou ali, a designação de coordenante, que tem sido utilizada por alguns estudiosos. Relativamente ao termo principal, que provavelmente aprendeu na escola, como eu, é para esquecer, no que se relaciona com a classificação sintáctica.
Se ainda não tem a Nova Terminologia Linguística, que saiu em Diário da República, no dia 24 de Dezembro de 2004, aconselho-a a procurar obtê-la. O Ciberdúvidas tem-na em linha e na página da DGIDC (Direcção-Geral da Inovação e do Desenvolvimento Curricular) em www.min-edu.pt está disponível, para copiar, uma base de dados que define cada um dos conceitos da terminologia e apresenta exemplos.