DÚVIDAS

"Sirva-as frias"

Ao redigir uma receita com meus alunos, surgiu-nos uma dúvida que as gramáticas que consultei não resolveram. Por isso recorro mais uma vez a essa equipe que presta a todos nós um serviço de tanta qualidade. A dúvida é quanto à concordância do adjetivo frio na frase: "Sirva-as (estamos falando de fatias de bolo) frias." Está correta assim?

O que também causou dúvida foi a função sintática do "frias". É predicativo do objeto? O verbo servir pode ser construído com predicativo do objeto, como ver, encontrar e outros que as gramáticas apontam? "Servir o café gelado" e "encontrar o menino triste" são frases semelhantes quanto à estrutura sintática?

Muito obrigada, mais uma vez.

Resposta

A sua análise está correctíssima, cara consulente.

A frase e expressões que apresenta têm a mesma estrutura, estão bem construídas, e os adjectivos "frias", "gelado" e "triste" desempenham a função de nome predicativo do complemento directo (predicativo do objecto, na nomenclatura gramatical brasileira).

Em nome do Ciberdúvidas, agradeço as amáveis palavras.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa