Tudo, certamente que não poderei dizer-lhe, mas vou tentar que compreenda o essencial.
O nome predicativo é um substantivo, adjectivo, pronome ou expressão equivalente que faz parte do predicado nominal ou do predicado verbo-nominal, completando a significação do verbo e referindo-se ao sujeito ou ao complemento directo.
Temos, assim, o nome predicativo do sujeito e o nome predicativo do complemento directo; na nomenclatura gramatical brasileira, predicativo do sujeito e predicativo do objeto (grafia do Brasil).
1. O nome predicativo do sujeito é pedido por verbos de ligação ou copulativos (ex.: ser, estar, ficar, continuar, parecer), ou ainda por verbos significativos com função de ligação (ex.: sair, rir) ou alguns na voz passiva (ex.: chamar, considerar, julgar, dar por).
Ex.: A Marta é uma linda criança. (é – verbo de ligação; uma linda criança – nome predicativo do sujeito);
O Júlio ficou perturbado com a notícia. (ficou – verbo de ligação; perturbado – predicativo do sujeito).
Ele saiu-me um bom tratante! (sair – verbo significativo com função de ligação; um bom tratante – predicativo do sujeito)
Elas foram consideradas as melhores alunas. (foram consideradas – verbo considerar na voz passiva; as melhores alunas – predicativo do sujeito).
2. O nome predicativo do complemento directo é pedido por alguns verbos, completando o seu significado e especificando características do complemento directo (ex.: achar, julgar, tomar por).
Ex.: Achei a Maria um pouco abatida. (a Maria – complemento directo; um pouco abatida – nome predicativo do complemento directo);
Os investigadores tomaram o suspeito por culpado. (o suspeito – complemento directo, por culpado – nome predicativo do complemento directo).
Repare que, em todos os exemplos que apresentei, o predicativo contém em si características que são atribuídas ou ao sujeito ou ao complemento directo, conforme o caso, e que - muito importante -, se o predicativo for suprimido, a frase fica incompreensível, e o verbo sem o seu sentido completo.
Este assunto já foi objecto de tratamento, por diversas vezes e em relação a vários dos seus aspectos aqui, no Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Poderá ver, entre outros, Distinção de funções sintácticas / sintáticas; O predicado, mais uma vez; Verbo de ligação; Nome predicativo do sujeito; Predicativo do sujeito / predicativo do objecto; Predicado verbo-nominal; Predicativo do objecto / adjunto adnominal; Predicativo do complemento directo (p. objeto direto); Oração subordinada substantiva predicativa e Sintaxe: predicado / adjunto / complemento.