Psicadélico e psicodélico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Psicadélico e psicodélico

Olá a toda a vossa equipa! Desejava saber se ambas as palavras, "psicodélico" e "psicadélico", existem em Português. Isto porque em alguns dicionários encontro "psicodélico" e noutros "psicadélico". Sei que no Brasil e em Espanha a forma "psicodélico" é, de um modo geral, a utilizada.

Obrigado.

J. P. Cruz Portugal 5K

No Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, bem como na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, está registado o termo psicadélico; nos dicionários brasileiros, Dicionário Novo Aurélio Século XXI e Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, surge o termo psicodélico, mas na versão portuguesa deste último, remete-se para psicadélico.

Em português, existem, assim, os dois termos, um usado em Portugal, o outro, no Brasil.

Maria Regina Rocha