Pronúncia do Brasil - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pronúncia do Brasil

Enfim encontrei o que procurava. Já tentei c/a TV Cultura mas não me deram resposta à m/pergunta.

Ouvi um comentário de uma professora de português a nível universitário, dizendo que a pronúncia e o português do Brasil estão atrasados há 200 anos. Fiquei indignada, mas gostaria de receber informações mais concretas desse órgão.

Muito obrigada.

Maria Cecília Holanda 4K

A afirmação de que a pronúncia do Brasil está atrasada 200 anos constitui uma forma de desprezo pela história. Pelo que se depreende da frase - e observe-se que estamos a analisá-la fora do contexto - , quem o afirma não reconhece legitimidade às variações regionais e às mudanças históricas que ocorrem fora do centro do poder. O facto de a pronúncia em Portugal ter mudado nos últimos 200 anos, afastando-se da brasileira, não dá mais legitimidade a uma do que a outra. Nenhum dos lados é dono da língua. Mesmo em Portugal, o sotaque não é uniforme. Não existe legitimidade para considerar erróneo o falar da região do Porto, onde se ouve «binho» em vez de vinho e «baca» em vez de vaca, propondo como «correcto» o sotaque de Lisboa ou de Coimbra.

Amílcar Caffé