Diz-se das duas maneiras, com e sem artigo definido.
Maranduba é um topónimo do litoral do estado de São Paulo. Quando a situação é mais formal, como acontece com páginas oficiais na Internet, usa-se «em Maranduba» e «de Maranduba». No entanto, também parece corrente o uso com artigo definido – «a Maranduba» –, conforme documenta o artigo respetivo na Wikipédia: «na Maranduba».
O topónimo Maranduba terá origem obscura e a sua forma original pode ter sido diferente da atual (cf. "Maranduba: árvore, ilha, lago, terra, lenda ou tudo junto?", blogue Ubatubense, 28/02/2011).
Assinale-se, contudo, que se regista a nome comum maranduba ou maranduva, que significa «história ou relato sobre guerra ou viagem» e, no norte e nordeste do Brasil, «narrativa fantasiosa, inverossímil; mentira, patranha» (Dicionário Houaiss) e tem origem no tupi mora'nduwa, «notícia, novidade» e, por extensão semântica, «enredo, intriga» (ibidem). A homonímia entre o topónimo e o nome comum pode sugerir a mesma origem. Não obstante, o significado de maranduba levanta questões quanto à congruência entre a sua semântica e a sua eventual aptidão para referir, de forma direta, um nome de lugar.